(41) 9 8402-8472
(41) 9 9784-8648
contato@consultoriaconfianza.com.br

Vai abrir uma empresa? Novas empresas de crédito oferecem facilidades, mas exigem cuidado

Vai abrir uma empresa? Novas empresas de crédito oferecem facilidades, mas exigem cuidado

Em meio a uma nova onda de empresas de crédito, especialistas alertam a necessidade de conferir a idoneidade das instituições antes de fazer qualquer operação.

Tal fato ocorre porque o avanço de startups com foco em tecnologia — as chamadas fintechs — está acelerado no Brasil.

De acordo com o consultor financeiro Marcelo Segredo, para o Correio Braziliense, “o sistema bancário ainda é monopolizado e cobra taxas altíssimas dos clientes. Mas já temos opções para fugir dessas despesas, porque cada vez mais empresas surgem no mercado”. Segredo defende que os empreendedores brasileiros precisam entender que não é tão normal pagar taxas tão elevadas e que estas novas empresas também podem ser seguras.

 

A pesquisadora do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor), Ione Amorim, também salienta que a evolução tecnológica não tem mais volta e que todos os dias vemos cada vez mais facilidades em transações monetárias que vão aperfeiçoar o nosso sistema bancário. Os bancos continuarão existindo, mas vai haver grandes mudanças.

 

Por outro lado….

 

Muito embora estas novas empresas tenham grandes chances de mudar completamente a estrutura do sistema bancário brasileiro, especialistas aconselham a ter cuidado redobrado quando o assunto é crédito intermediado por uma fintech ou cooperativa de crédito.

 

A primeira coisa a ser feita é verificar se a empresa tem registro no Banco Central, orienta a pesquisadora Ione. Ela cobra ainda das companhias que fornecem estes serviços realizem investimentos constantes em infraestrutura para garantir a segurança do ambiente digital, que é muito mais suscetível a fraudes e riscos.

E não para por aí!

Os serviços de fintechs muitas vezes esbarram em desafios da legislação, que exigem cada vez mais um debate sobre o Código de Defesa do Consumidor. Ione comenta que cada vez mais o processo bancário, por meio de apps, acaba transferindo muita responsabilidade da execução da atividade para o cliente. “Em caso de falhas numa operação, quem será o responsável?”, indaga.

Para Renata Pedro, da Proteste, o empreendedor precisa estar muito atento ao que é oferecido e quais os seus direitos. Por isso, é fundamental fazer sempre uma comparação de tarifas, juros e utilizações do serviço. Ainda mais se você está criando um novo negócio e portanto há grande risco. Tudo precisa ser planejado.

****

Precisando de ajuda? A Confianza Consultoria Empresarial tem uma gama de serviços voltado a gestão de pessoas, marketing, processos, plano de negócios e finanças. Fale conosco e permita-nos alavancar o seu negócio!

Tags:

Call Now ButtonLigar Agora
WhatsApp Contate-nos