(41) 9 8402-8472
(41) 9 9784-8648
contato@consultoriaconfianza.com.br

Quando contratar uma consultoria empresarial?

Quando contratar uma consultoria empresarial?

Saiba qual é o momento certo de procurar auxílio para resolver problemas ou para aumentar a produtividade da sua companhia.

Se a sua empresa já passou por algum momento de crise ou mesmo se você já se pegou pensando em como evoluir a companhia, mas sem saber ao certo de que maneira fazer isso, é possível que “quando” contratar uma consultoria empresarial também seja uma das suas dúvidas.

Questionamentos como esse são mais comuns do que você imagina. Mesmo aqueles que estão bem preparados para enfrentar os desafios futuros nem sempre têm todas as respostas na ponta da língua. Buscar o auxílio de quem é capaz de ver o negócio de fora pode representar uma oportunidade ímpar de ampliar os horizontes e crescer.

Em artigos anteriores, já falamos sobre os motivos que podem levar sua empresa a contratar uma consultoria empresarial. Porém, qual é a hora certa de se fazer isso?

Quando você olha, mas não vê o problema

É natural que muitas empresas enfrentem problemas ao longo da sua existência. As razões pela qual isso acontece são inúmeras, e muitas vezes eles são evidentes. Contudo, problemas mais complexos ou mais enraizados na cultura organizacional podem ser de difícil percepção para quem está ali vivendo o dia a dia. Nessas circunstâncias, aqueles quem veem o todo levam vantagem.

Tanto o empresário quanto o gestor são movidos muitas vezes pela paixão e pelos impulsos. Fazer as coisas de um jeito que “sempre funcionou”, por exemplo, não significa que na próxima oportunidade essa é a melhor maneira de abordar o problema.

Sempre há coisas novas para aprender ou novos métodos para serem testados, de forma que o auxílio de alguém “externo” ao negócio” pode ser de grande valia em meio a esses dilemas.

Quando as perspectivas são muitas ou pouco animadoras

Muitas empresas conseguem crescer de forma escalada e eficiente até certo ponto, sem a necessidade de investimentos externos ou de algum tipo de consultoria. Entretanto, chegará um dado momento do crescimento que escalar se tornará mais difícil. Serão necessários investimentos maiores e, possivelmente, será preciso obter capital externo para dar o próximo passo.

Será que esse é mesmo o melhor caminho? Uma consultoria empresarial pode ser de grande valia em um momento como esse, pois ajudará na tomada de decisão avaliando todas as perspectivas possíveis. Pode ser que a sua empresa, da maneira como está formatado, tenha mesmo chegado a um limite e haja necessidade de alterar o modelo de negócios.

Muitas empresas gigantes já passaram por processos como esse e, por mais doloroso que ele possa parecer, pode ser uma necessidade.

Quando há necessidade de atualização

A sua empresa pode até ser uma das mais competitivas em seu segmento hoje, mas o que dizer da capacidade dela em competir no futuro? Um bom planejamento pode ser o suficiente para que você mantenha as coisas como estão, mas para que haja crescimento é preciso unir criatividade, capacidade de investimento e um senso de análise para compreender as mudanças e demandas do mercado.

Uma consultoria empresarial não precisa ser contratada apenas para ser “a salvação” do negócio. Quando as coisas vão bem, mas você precisa ter um pouco mais de segurança nos passos seguintes, esse pode ser o momento certo de procurar auxílio.

Com a casa em ordem o consultor terá um pouco mais de tempo para trabalhar, sem a pressão imediata por resultados que, se não forem atingidos, podem até mesmo compreender a operação.

O melhor momento é a hora de dar o próximo passo

Uma consultoria empresarial não deve estar atrelada necessariamente às empresas que estão em maus lençóis, muito pelo contrário. Toda tomada de decisão importante, cuja resposta ainda deixe os gestores um pouco inseguros com relação ao futuro da companhia é passível de ser analisada por uma consultoria empresarial.

Trata-se de ajudar a sua companhia a dar o próximo passo, seja ele qual for e esteja ela em qual condição estiver. Tenha em mente que nem sempre temos todas as ferramentas ou a experiência necessária para fazer o que é certo.

Contudo, quando passamos a contar com o auxílio de profissionais que estão acostumados a ver os passos de muitas companhias no dia a dia, as chances de erro diminuem e as probabilidades passam a jogar a nosso favor.

Fonte(s): IntellipanAdministradores e Insidebd

Tags:

Ligar Agora
WhatsApp Contate-nos