(41) 9 8402-8472
(41) 9 9784-8648
contato@consultoriaconfianza.com.br

Qual a diferença entre grupos e equipes?

Qual a diferença entre grupos e equipes?

Saiba a diferença entre um grupo e uma equipe e qual dos dois é mais eficaz para que a sua empresa atinja resultados ainda maiores.

Apesar de muitas pessoas acharem que grupos e equipes são a mesma coisa, eles não são e geralmente são tratados como sinônimos e confundidos no meio corporativo. Gestores e colaboradores devem saber distinguir qual a diferença entre grupos e equipes para otimizar ainda mais os setores de suas empresas, garantindo resultados mais satisfatórios e uma empresa cada dia mais unida e motivada.

Grupo

Caracterizado por uma quantidade de pessoas que possuem habilidades e competências semelhantes, mas quando são estabelecidas algumas metas, acabam sendo realizadas apenas por uma ou poucas pessoas, tornando o processo individual.

O trabalho em si acaba não dependendo de outras pessoas, exaltando o individualismo e aumentando a concorrência entre os membros deste grupo. Nesse modelo, a comunicação interna também é falha e os valores pessoais acabam se sobressaindo aos valores da empresa.

A característica marcante dos grupos é uma liderança hierárquica, constituída por gestores, coordenadores e colaboradores. Podendo causar deficiências ao grupo, devido às indiferenças e ao relacionamento interpessoal mal trabalhado.

Equipe

A equipe de trabalho, diferente do grupo, trabalha pensando na coletividade, assim todas as pessoas trabalham por um objetivo comum. As atividades nunca são realizadas de forma individual e o trabalho de um membro da equipe sempre irá complementar o de outro, alcançando juntos o resultado almejado.

Nas equipes, existe a presença de um líder, mas todos os membros trabalham em sinergia para que os objetivos sejam cumpridos. Você também pode entender um pouco mais sobre os tipos de liderança.

Como estabelecer uma equipe de trabalho?

A presença de grupos de trabalho é muito frequente nas empresas, os profissionais acabam trabalhando de forma individual, pensando apenas em atingir suas metas, sem se preocupar com o todo da empresa.

Mudar a estratégia da sua empresa para que ela comece a trabalhar em equipe é imprescindível. Para isso, o líder deve mostrar aos funcionários que todos são importantes para o crescimento da empresa, destacando os seus papéis e evidenciando que os ganhos e perdas da empresa estão vinculados a toda equipe e não apenas a uma pessoa.

Deve-se sempre priorizar que os membros de sua equipe pensem coletivamente, voltados não apenas para o objetivo, mas sim para a construção do mesmo. O que distancia as pessoas dentro de uma empresa é a alienação, ou sejam quando elas sonham com diferentes resultados e não apenas com um único e consolidado.

Você deseja que a sua empresa trabalhe em equipe e deixe de trabalhar em grupo? Então conte com a Consultoria da Confianza. Trabalharemos juntos em um passo a passo para que você tenha uma equipe unida e dedicada.

Fonte(s): AdministradoresIBC CoachingPortal Educação e Um Como

Tags:

Call Now ButtonLigar Agora
WhatsApp Contate-nos