Saiba a diferença entre um grupo e uma equipe e qual dos dois é mais eficaz para que a sua empresa atinja resultados ainda maiores.
Apesar de muitas pessoas acharem que grupos e equipes são a mesma coisa, eles não são e geralmente são tratados como sinônimos e confundidos no meio corporativo. Gestores e colaboradores devem saber distinguir qual a diferença entre grupos e equipes para otimizar ainda mais os setores de suas empresas, garantindo resultados mais satisfatórios e uma empresa cada dia mais unida e motivada.
Caracterizado por uma quantidade de pessoas que possuem habilidades e competências semelhantes, mas quando são estabelecidas algumas metas, acabam sendo realizadas apenas por uma ou poucas pessoas, tornando o processo individual.
O trabalho em si acaba não dependendo de outras pessoas, exaltando o individualismo e aumentando a concorrência entre os membros deste grupo. Nesse modelo, a comunicação interna também é falha e os valores pessoais acabam se sobressaindo aos valores da empresa.
A característica marcante dos grupos é uma liderança hierárquica, constituída por gestores, coordenadores e colaboradores. Podendo causar deficiências ao grupo, devido às indiferenças e ao relacionamento interpessoal mal trabalhado.
A equipe de trabalho, diferente do grupo, trabalha pensando na coletividade, assim todas as pessoas trabalham por um objetivo comum. As atividades nunca são realizadas de forma individual e o trabalho de um membro da equipe sempre irá complementar o de outro, alcançando juntos o resultado almejado.
Nas equipes, existe a presença de um líder, mas todos os membros trabalham em sinergia para que os objetivos sejam cumpridos. Você também pode entender um pouco mais sobre os tipos de liderança.
A presença de grupos de trabalho é muito frequente nas empresas, os profissionais acabam trabalhando de forma individual, pensando apenas em atingir suas metas, sem se preocupar com o todo da empresa.
Mudar a estratégia da sua empresa para que ela comece a trabalhar em equipe é imprescindível. Para isso, o líder deve mostrar aos funcionários que todos são importantes para o crescimento da empresa, destacando os seus papéis e evidenciando que os ganhos e perdas da empresa estão vinculados a toda equipe e não apenas a uma pessoa.
Deve-se sempre priorizar que os membros de sua equipe pensem coletivamente, voltados não apenas para o objetivo, mas sim para a construção do mesmo. O que distancia as pessoas dentro de uma empresa é a alienação, ou sejam quando elas sonham com diferentes resultados e não apenas com um único e consolidado.
Você deseja que a sua empresa trabalhe em equipe e deixe de trabalhar em grupo? Então conte com a Consultoria da Confianza. Trabalharemos juntos em um passo a passo para que você tenha uma equipe unida e dedicada.
Fonte(s): Administradores, IBC Coaching, Portal Educação e Um Como