(41) 9 8402-8472
(41) 9 9784-8648
contato@consultoriaconfianza.com.br

Quais são os estilos de liderança existentes?

Quais são os estilos de liderança existentes?

Saiba quais são os estilos de liderança existentes e conheça os prós e contras de cada uma delas.

A relação entre um líder e seus liderados é sempre algo importante para ser analisado pela empresa, pois o futuro dela certamente vai depender do resultado do produto desta química. Por isso, identificar as diferentes habilidades de líderes, suas características e condutas é vital para o crescimento saudável de uma organização, gerando resultados satisfatórios e deixando todos os demais colaboradores também envolvidos e motivados, sentindo-se parte da empresa. Quais são os estilos de liderança existentes?

A liderança deve influenciar as pessoas a agirem em torno de objetivos que façam com que todos remem para o mesmo lado, com o esforço de toda a equipe. Um bom líder é aquele que consegue trabalhar por intermédio de sua equipe. Mas como cada profissional atua de maneiras diferentes e não há uma fórmula pronta, é preciso identificar e classificar os estilos de liderança para tirar melhor proveito de cada uma delas.

Dos estudos que surgiram desde o século XX, destacam-se três estilos de liderança: a autocrática, a democrática e a liberal. Outros estilos que surgiram nas últimas décadas também fazem parte deste universo, são eles: liderança situacional e liderança coaching. Confira agora os principais estilos de liderança e identifique os mais adequados para a sua empresa:

Liderança autocrática

Essa liderança é conhecida como a liderança em que o chefe é o centro de tudo, ou seja, centralizador. Ordens de cima para baixo caracterizam esse estilo de chefia. Nesse modelo, os subordinados têm pouca voz para opinarem e se expressarem, gerando como efeito colateral insatisfação e desânimo no ambiente de trabalho. Como vantagem, temos a firmeza e visão clara do que deve ser feito.

 

Principais pontos:

  • Apenas o líder estabelece diretrizes
  • O líder determina tarefas e quem as executará
  • Elogios e críticas geralmente são pessoais

Liderança liberal

Este estilo de liderança segue o pensamento de que os colaboradores podem se virar muito bem com uma assistência reduzida, deixando-os mais livres, autogerenciáveis. Estudos mostram que na liderança liberal os colaboradores tendem a dar tudo de si no início do trabalho, mas com os anos, acabam apresentando índices menores de produção.

Um ponto dessa liderança que causa um certo desconforto aos liderados é a falta de feedbacks, prejudicando o desempenho da equipe, por não terem muita base sobre acertos e erros. Esse estilo de liderança tende a deixar os funcionários muito individualistas e a não terem respeito pelo líder.  Porém, em empresas com hierarquias horizontais e culturas orientadas à inovação e à criatividade podem obter melhores resultados.

Principais pontos:

  • Liberdade de decisões pelos liderados
  • Participação mínima do líder
  • O líder não auxilia muito com feedbacks

Liderança democrática

Este tipo de liderança encoraja os colaboradores a serem mais participativos com ideias, sugestões e opiniões. O líder democrático demonstra ser mais aberto a ajudar e apoiar os trabalhadores, auxiliando toda a equipe a interagir e desenvolver melhores técnicas de execução de seus postos de trabalho. Este líder também orienta seus liderados com feedbacks, tanto positivos quanto negativos.

Em várias pesquisas, funcionários de líderes democráticos também se mostraram mais unidos, fazendo com que haja uma boa comunicação entre as pessoas e por consequência, otimização de tempo e trabalho.

Por outro lado, a desvantagem desta liderança é a falta de senso de prioridade e firmeza na tomada de decisão, pois muitas vezes uma decisão democrática pode não ser a melhor para o seu negócio. Além disso, o líder pode ser encarado com um papel mais arriscado, uma vez que às vezes medidas impopulares precisam ser tomadas.

 

Principais pontos:

  • Diretrizes são estabelecidas em grupo e estimuladas pelo líder
  • O líder procura se encaixar na equipe, observando e acompanhando todos os setores e tarefas
  • Essa liderança traz feedbacks e insights importantes para o grupo
  • Como efeito colateral pode faltar poder de decisão

Liderança coaching

Esse tipo de líder sabe muito bem como delegar tarefas e missões de forma assertiva e eficaz, identificando as principais qualidades e competências de seus colaboradores para potencializar resultados.

Desafios e novidades são frequentemente introduzidas no cotidiano da equipe, tornando o ambiente colaborativo e empreendedor,  fazendo com que os colaboradores acreditem em seu potencial para desenvolver um trabalho melhor a cada dia.

Essa liderança foi moldada a partir dos princípios de coaching, estimulando a participação dos colaboradores, os motivando a confiarem em seus trabalhos e produções.

Principais pontos:

  • O líder é observador e tem capacidade de enxergar os desafios, apresentando mudanças para obter melhores resultados
  • A liderança acredita em sua equipe, fazendo com que os próprios liderados também confiem em seu potencial

Liderança situacional

Os líderes situacionais são aqueles que se adaptam para entender as necessidades de seus liderados e da organização que lideram. Conhecer a equipe, o negócio e o mercado são as marcas registradas dos líderes situacionais. Eles devem  compreender que cada membro da equipe deve ser tratado de maneira diferenciada:

  1. Para os liderados com baixa competência para o cargo, porém com desempenho avançado, deve-se trabalhar em desenvolver suas habilidades
  2. Para os liderados com competência básicas, mas com pouco desempenho, o líder deve estimulá-los a desenvolver suas habilidades, gerando mais resultados
  3. Para os liderados com maior grau de competência e empenho variável, estímulos, motivação e potencialização de autoconfiança são aspectos que fazem com que esses funcionários cresçam ainda mais
  4. Para os funcionários com alto desempenho e alto nível de conhecimento e competência para os seus cargos, o líder deve delegar responsabilidades

 

Principais pontos:

  • A liderança atua de acordo com os cargos, competências e posições
  • O líder precisa imergir a fundo na empresa para liderar com maestria

Como mostrado, existem vários tipos de liderança, elas irão variar de empresa para empresa, dependendo do perfil, tanto do seu empreendimento, quanto do próprio líder. Identificá-las, conhecer seus prós e contras e doutrinar os futuros líderes da sua empresa para representar a cultura organizacional que você deseja imprimir é muito importante.

Com a Consultoria da Confianza, você pode estudar qual tipo de liderança se adequa melhor ao seu negócio, evidenciando benefícios e otimizando resultados. Venha criar uma estratégia em conjunto para você criar o ambiente de trabalho que se encaixa às necessidades da sua empresa.

Fonte(s): CR BASSOPortal IBCSEBRAE e Administradores

Tags:

Call Now ButtonLigar Agora
WhatsApp Contate-nos