(41) 9 8402-8472
(41) 9 9784-8648
contato@consultoriaconfianza.com.br

Por que a sustentabilidade é importante para as empresas?

Por que a sustentabilidade é importante para as empresas?

Entenda por que a sustentabilidade é importante para as empresas e quais as práticas mais comuns utilizadas no mercado.

A sustentabilidade já deixou de ser uma tendência há muito tempo, isso é fato, mas você sabe por que o conceito é importante para as empresas? Bom, se a resposta for não, então você precisa ler esse artigo. Nele, iremos abordar quais são as práticas sustentáveis que podem ser utilizadas em sua empresa, a importância de ser sustentável e como as empresas podem se tornar sustentáveis a partir de pequenas atitudes.

 

Antes de tudo, você sabe o que é ser sustentável? É aproveitar o que o nosso planeta nos oferece sem comprometer a disponibilidade dos recursos para as gerações futuras. Mas isso vai além do replantio de árvores ou da reciclagem, e sim de como tratamos os recursos que estão ao nosso alcance, como a quantidade de papel usado para impressão, a luz que é usada dentro dos escritórios, o tipo de tinta usada na impressora e outros.

 

É o momento de refletir como a sua empresa lida com a sustentabilidade e se ela é importante ou não para a sua organização. Bom, vamos te ajudar a tirar essas dúvidas e te auxiliar neste tema tão importante.

 

A importância da sustentabilidade empresarial

 

A partir da reflexão de como exploramos os recursos ambientais e sociais do nosso planeta, nasce o conceito chamado sustentabilidade e com ele a necessidade de desenvolver práticas alternativas de produção e prestação de serviços empresariais. Ações que não prejudiquem o meio ambiente e que estejam de acordo com a responsabilidade social e ambiental estabelecida a partir de um consenso.

 

Desta forma, emerge a inevitabilidade da sustentabilidade empresarial, que é o conjunto de medidas pelas quais as empresas buscam lucros sem prejudicar o planeta. Assim, almejando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Ou seja, elas não passam a se preocupar apenas com os ganhos financeiros, mas também com os fatores ambientais e sociais envolvidos no processo. Logo, essas empresas têm que adotar atitudes éticas, morais e práticas sustentavelmente corretas – as quais veremos posteriormente. É importante ressaltar que a ideia de crescer sustentavelmente não implica crescer menos, economicamente, mas crescer com responsabilidade.

 

A sustentabilidade empresarial tem a competência de mudar, positivamente, a imagem da empresa junto aos consumidores por meio de práticas significativas que alteram a sociedade como um todo.

 

Podemos destacar como um pilar importante nesse desenvolvimento a conscientização e proteção da saúde das pessoas contra a poluição e outras atividades nocivas ao ser humano, por exemplo.

 

Sendo assim, sem comprometer a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas envolvidas, por isso é importante empregar práticas positivas, educação sobre o uso correto dos insumos aplicados dentro das empresas e como a utilização incorreta pode causar danos ao planeta. Por tanto, vejamos algumas práticas que você pode aplicar.

 

Práticas empresariais sustentáveis

 

Como anda a sustentabilidade da sua empresa? Se você já pensou nisso algumas vez, então já está no caminho certo, mas se ainda não, será necessário rever alguns pontos. Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas práticas sustentáveis que podem serem usadas na sua empresa. Veja a seguir:

 

  • Uso racional da água e da energia elétrica.
  • Reciclagem do lixo sólido.
  • Reutilização das sobras de matéria-prima.
  • Criação de projetos voltados para a preservação do meio ambiente.
  • Adesão de projetos sobre o ambiente que visem o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade em que a empresa está inserida.
  • Uso de materiais recicláveis dentro dos escritórios.
  • Uso de sacolas biodegradáveis.
  • Uso de filtros que retém os poluentes emitidos pelas chaminés das indústrias.
  • Não descartar esgoto ou resíduos químicos em rios, córregos ou lagos.
  • Não poluir o solo com agentes químicos.
  • Respeitar as leis ambientais do país.
  • Não adotar práticas que almejem tirar vantagens em concorrências públicas.
  • Usar nos processos produtivos fontes de energia limpa e renovável.
  • Usar práticas de produção que garantam a segurança dos funcionários no ambiente de trabalho.
  • Não produzir ou prestar serviços que coloquem em risco a saúde e a segurança física ou psicológica dos consumidores.
  • Fornecer um sistema eficaz de atendimento ao consumidor.
  • Orientar os seus consumidores a respeito do descarte correto das embalagens, produtos com validade vencida ou que não serão mais utilizados em locais corretos.
  • Informar adequadamente os consumidores a respeito das características dos produtos que vendem ou dos serviços que prestam que possam ser reciclados.
  • Adotar o sistema de logística reversa, se possível.

 

Essas são algumas práticas que você pode usar dentro da sua empresa e com os seus consumidores, mas se ainda ficou alguma dúvida de como aplicá-las. Então, veja como fazer isso a seguir.

 

Como se tornar sustentável

 

A adesão de estratégias sustentáveis simples tem o poder de diminuir custos, reduzir riscos, evitar desperdícios e melhorar o relacionamento, e é com base nisso que indicamos para você cinco caminhos para se tornar sustentável.

 

  1. Opte pela documentação eletrônica

 

Uma das maiores dificuldades encontradas pelas empresas é uso consciente de seus recursos como os documentos impressos. Por mais que vivemos o período da informatização, ainda não fazemos bom uso do que é proporcionado pela modernidade.

 

Quando adotamos a documentação eletrônica, é capaz, de uma só vez, diminuir o consumo de papel, economizar espaço de arquivamento, aumentar a segurança de documentos importantes e confidenciais, além de acelerar buscas e economizar tempo. Desta forma, contribuindo para a empresa e o meio ambiente.

 

  1. Reveja a infraestrutura

 

Você sabia que o local físico onde sua empresa está fixada pode se tornar um aparato gerador de desperdícios dos recursos naturais? Conferir a infraestrutura, verificar a existência de vazão de água e instalações elétricas feitas incorretamente é um bom começo para evitar o desperdício.

 

Você também pode tomar outras atitudes extremamente simples, como pintar as paredes de branco para aproveitar a luz e refleti-la no ambiente ou usar lâmpadas de LED, que são mais econômicas do que as fluorescentes. Instalar sensores de presença em locais com pouca circulação de pessoas como os banheiros e fazer a substituição de eletrodomésticos antigos pode significar uma economia tremenda de energia elétrica também. Essas atitudes sustentáveis são boas para o bolso da empresa e para o meio ambiente!

 

  1. Administre os resíduos gerados

 

Vá além da prática de instalar lixeiras para o descarte de material reciclado. Conceba um gerenciamento eficiente dos seus resíduos.

 

Uma ideia é procurar estabelecer parcerias com cooperativas de reciclagem para que elas recolham os restos separados e, de forma correta, destinem os detritos. Outra prática muita boa é criar a conscientização do uso de materiais descartáveis (como copos plásticos), orientando os colaboradores a usarem garrafinhas reutilizáveis. Essas ações irão não apenas contribuir com a empresa, mas também com a sustentabilidade do planeta.

 

  1. Procure por fornecedores sustentáveis

 

Para a empresa ser considerada sustentável, é preciso considerar toda a cadeia produtiva do negócio, que vai desde a compra de insumos até a distribuição dos produtos ao cliente final.

 

Por meio desse contexto, é essencial procurar parcerias com fornecedores que pratiquem também a sustentabilidade dentro das suas atividades. Por isso, prefira sempre as empresas que possuam certificações ambientais. Outra medida é conferir se as suas carências não possam ser supridas por produtores locais, no caso de mercadinhos e outros. Desta forma, você incentiva o comércio e a economia da região, agregando para o desenvolvimento da comunidade em que a empresa está imersa.

 

  1. Inclua a equipe

 

Não é apenas com atitudes da liderança que uma empresa sustentável vive, também é substancial envolver todos os colaboradores dentro do projeto. Elas devem se sentir como parte atuante nas ações estabelecidas pela empresa, entendendo seu porquê e os benefícios de ser sustentável a médio e longo prazos.

 

Essa é a uma forma de assegurar a administração corporativa da empresa, além de ser uma ótima oportunidade de melhorar o relacionamento entre todos. Além de promover a educação e o engajamento dos colaboradores sobre um único objetivo.

 

Ao fortalecer uma mentalidade corporativa antenada com as medidas sustentáveis da empresa, o colaborador, consciente do seu papel na criação de uma empresa sustentável, passará a ajudar no aprimoramento da sociedade em geral. Assim, você poderá, muito antes do imaginado, colher os frutos dessas ações e os benefícios imensuráveis gerados para a empresa, para o meio ambiente e para a sociedade.

 

Então, você está preparado para fazer uso da sustentabilidade empresarial? Esperamos que sim, mas se houver dúvidas não deixe de entrar em contato conosco. Nós, da Confianza Consultoria Empresarial podemos lhe ajudar com essas e outras atividades corporativas. Entre em contato!

 

Fonte(s): Sua Pesquisa, Atitudes Sustentáveis, Meio Ambiente RioEndeavor e Docusign

Tags:

Call Now ButtonLigar Agora
WhatsApp Contate-nos