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Os principais erros de liderança que você deve evitar

Os principais erros de liderança que você deve evitar

Saiba como motivar sua equipe da forma correta e trazer como inúmeros benefícios para a sua empresa.

Muitos gestores ficam em dúvida sobre qual o melhor caminho para liderar seus funcionários. Mesmo em equipes grandes, é possível manter as pessoas engajadas com o propósito da empresa. Aqui citamos algumas atitudes que interferem neste cenário, as quais devem ser evitadas. Vamos lá?

 

#Falta de comunicação

 

Ter uma comunicação interna é muito importante tanto para o gestor, quanto para o colaborador. Ao ter diálogo, o gestor consegue praticar o feedback, no qual passa ao funcionário o desenvolvimento dele próprio, da equipe e da empresa. O canal aberto entre os próprios colaboradores também incentiva a criatividade, gerando novas ideias e opiniões.

 

#Ser autoritário

 

Ao ser líder, você precisa delegar tarefas e cobrar resultados. No entanto, isso pode ser confundido com autoritarismo, quando as coisas passam dos limites. Isso gera medo nos funcionários, o que anula automaticamente o primeiro item, a comunicação. Um bom líder inspira e mostra autoridade em seu conhecimento e na tomada de decisões.

 

#Não investir na equipe

 

Muitos gestores ainda pensam que, se investirem em treinamentos e cursos, os funcionários vão deixar a empresa, apenas “tirando vantagem”. Neste momento, o importante é pensar na empresa, pois, se os profissionais não se atualizarem com novas técnicas, a empresa corre o risco de perder para a concorrência. Cursos e treinamentos também têm o efeito reverso: promovem funcionários mais leais, competentes e produtivos.

 

#Motivar da forma errada

 

Lucros e extras podem ser atraentes à primeira vista. Porém, as pessoas tendem muito a se acomodar rapidamente em novos padrões, sendo que se a motivação se resumir somente a aumentos, este será o único foco do colaborador, esquecendo-se então da equipe, da missão da empresa, de melhorar outros aspectos. Assim, benefícios como os próprios cursos, viagens e eventos internos podem manter sua equipe mais motivada e feliz.

 

Ao motivar sua equipe da forma correta você trará inúmeros benefícios para a empresa, crescimento, produtividade e um clima organizacional leve e feliz. Vale a pena pensar nisso como investimento, não gasto. Rotatividade sim pode ser um problema! Pense nisso e, se precisar de consultoria, conte conosco. Estamos aqui para ajudar!

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