O que é compliance e como se aplica?

Entenda o que é como funciona e onde se aplica a Compliance para que sua empresa ganhe mais credibilidade e segurança.
Quer aplicar a compliance na sua empresa, mas não sabe como? Quer saber o que é compliance e como se aplica? Então venha conosco entender sobre esse assunto que chama a atenção de muitos empreendedores.
Aqui você vai saber o que é a compliance e onde você poderá aplicá-la em apenas 9 parâmetros, isso sem falar sobre o seu objetivo dentro da organização e os benefícios que ela traz para a sua empresa de forma fácil, simples e direta.
Venha conosco e entenda de uma vez por todas como até uma empresa de pequeno porte pode aplicar a compliance.Afinal, quando se trata desse assunto, há um universo de possibilidades lhe esperando, mesmo que a sua empresa seja enxuta.
O que é compliance?
Você sabe o que significa esse termo? Ele tem origem do verbo em inglês to comply, que significa atuar conforme uma regra, instrução, comando ou pedido, ou seja, estar em “compliance” é estar de acordo com leis e regulamentos externos e internos.
Essa é uma atividade que assegura que a empresa está cumprindo à risca todas as imposições e regulamentos impostos por órgãos regulamentadores do segmento da sua empresa. Podemos citar, por exemplo, órgãos dos seguintes setores: trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética etc.
Mas você deve estar se perguntando: para que serve fazer tudo isso? Atualmente, a atividade de “compliance” é um cargo que vai além de normas e políticas, ele engloba todos os processos de uma empresa e sua gestão, buscando sua melhoria contínua. Essa atividade trabalha diretamente com a prevenção de fraudes, segurança da informação, plano de continuidade de negócios, contabilidade internacional, gestão de riscos e de pessoas, atendimento a auditorias internas e externas, dentre outras.
Para quem pensa em investir nessa carreira, é bom ter em mente, primeiramente, qual profissional assumirá um papel de “xerife”, pois ele irá trabalhar com a venda de segurança.
Onde se aplicar a compliance?
Existem uma série de mecanismos que estão previstos na legislação. Entre eles estão o código de ética, auditoria e denúncias de irregularidades.
Para lhe ajudar que você vai prever todos eles, separamos 9 parâmetros que vão auxiliá-lo dentro de uma estratégia de compliance:
1. Comprometimento da direção da empresa
2. Adoção dos padrões de conduta, código de ética, políticas e procedimentos
3. Treinamentos e divulgação do programa de integridade
4. Registros contábeis de confiança
5. Controles internos que asseguram a elaboração e a confiabilidade de relatórios e demonstrações financeiras
6. Procedimentos para prevenção de fraudes e irregularidades em licitações, na execução de contratos administrativos ou em qualquer interação com o setor público
7. Medidas disciplinares
8. Procedimentos que assegurem a pronta interrupção de irregularidades e correção de danos
9. Transparência na doação a candidatos e a partidos políticos
Quais são os objetivos da compliance na organização?
• Analisar meticulosamente os riscos operacionais
• Gerenciar os controles internos
• Desenvolver projetos de melhoria contínua
• Analisar e prevenir fraudes
• Monitorar, junto aos responsáveis pelo TI, ao que se refere às medidas adotadas na área de segurança da informação
• Realizar auditorías periódicas
• Gerenciar e rever políticas de gestão pessoal, juntamente com os responsáveis pela área de gestão de capital humano
• Trabalhar na elaboração de manuais de conduta
• Desenvolver planos de disseminação do compliance na cultura organizacional
• Fiscalizar a conformidade contábil de acordo com as normas e regulamentos do setor
• Interpretar leis e adequá-las ao universo da empresa
Esses são alguns dos objetivos que o profissional de compliance deve exercer dentro de uma organização para que ela esteja de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos.
Quais os principais benefícios que a área de compliance traz para uma empresa?
Com a prática da compliance dentro de uma empresa, os benefícios podem ser percebidos no ganho de credibilidade por parte de clientes, investidores e fornecedores. Além disso, ela é uma importante ferramenta para as empresas que buscam mercados externos, um aumento da eficiência e da qualidade dos produtos fabricados ou serviços oferecidos; isso sem falar sobre a melhora nos níveis de governança corporativa e a prevenção contra possíveis condutas erradas.
O que achou do assunto? Ainda existe alguma dúvida? Quer uma consultoria sobre o tema? Então entre em contato conosco. Nós da Confianza Consultoria iremos ajudá-lo a resolver todas as suas questões. Entre em contato agora mesmo!
Fonte(s): Jusbrasil, Conta Azul, Administradores e Endeavor Brasil