Entenda como funciona o ciclo de vida de um produto e como ele é fundamental para que a sua estratégia de mercado seja mais assertiva possível.
O conceito de ciclo de vida de um produto nasce pelas mudanças constantes no mercado, dos consumidores e da concorrência. Também conhecido como CVP, ele basicamente caracteriza as vendas de um produto com o passar do tempo e busca compreender o estágio em que se encontra. Dessa forma, acaba por se tornar fundamental para se tomar decisões como, por exemplo, investir mais em propaganda, fazer promoções, diminuir preços e assim por diante.
O ciclo de vida de um produto pressupõe que qualquer produto passará por quatro grandes estágios, envolvendo desde o seu surgimento, até o seu término. Essas etapas são caracterizadas por:
Nenhuma dessas etapas possui um tempo específico de vida, podendo durar dias, semanas, anos e até mesmo décadas. Mas é certo que um dia eles perecerão.
Entender essas fases da vida de um produto é uma forma de estar um passo à frente no mercado, pois dessa maneira é muito mais fácil definir estratégias, aplicar ferramentas, otimizar ainda mais cada detalhe deste produto e também se antecipar ao movimento dos concorrentes.
Fases do ciclo de vida
Esta é a fase inicial, o período em que o produto é lançado no mercado pela primeira vez. Ele vai desde o ponto de partida da concepção até o ponto que atinge um crescimento constante. Nessa fase, deve ser analisado se o produto realmente tem potencial, validando hipóteses e procurando compreender as melhores formas de se investir no nicho em que pertence.
Aqui, a concorrência é bem menor e o maior desafio será apresentar o produto no mercado e mantê-lo circulando, buscando criar uma boa cartela de clientes.
Na fase do crescimento, a escala de produção e distribuição do produto já está em alta, com a curva do gráfico em ângulo cada vez mais aberto. O produto começa a se firmar no mercado, e a sua aceitação já está a nível de “massificação” no nicho em que atua.
Com os lucros e altos índices de vendas, a concorrência também começa a aumentar, trazendo preços e características similares. E é aí que uma sólida estratégia de marketing deve ser estruturada.
O principal objetivo dessa etapa é chegar até a fase da maturidade antes dos seus concorrentes. Para isso, manter domínio de mercado e investir com força em divulgação da marca e do produto para evitar que seus concorrentes ganhem espaço.
A etapa mais longa do ciclo, a maturidade é a fase em que o mercado se estabiliza em número de vendas e o número de concorrentes para de aumentar. A preferência do consumidor passa a ser disputada, com estratégias que vão desde promoções até a diminuição de preço dos produtos.
Por conta dessa queda no consumo, os lucros também tendem a cair aos poucos. Para que essa queda não seja drástica, é fundamental que o seu produto tenha uma diferenciação, já que o mercado estará bem estabilizado e competitivo.
O declínio é a última etapa do ciclo de vida de um produto e ela se caracteriza pela redução da venda ou perda de participação no mercado. Em outras palavras, quando os lucros realmente caem de vez.
As mudanças do mercado são os principais fatores para que aconteça o declínio, caracterizado pelas mudanças tecnológicas, saturação, evolução do gosto dos clientes e outras características que tornam o produto ultrapassado e desinteressante.
Estratégias para prolongar os estágios dos ciclos
As fases de crescimento e maturidade são as melhores do ciclo de vida de um produto. Quanto mais tempo dentro delas, maiores serão os lucros e mais rápido virá o retorno dos investimentos.
Liderar o segmento também é de extrema importância. Para isso, oferecer aos clientes um produto mais vantajoso é essencial, se mantendo no topo e driblando a concorrência. É importante destacar que posicionar a sua marca acaba sendo a melhor estratégia para ganhar a confiança dos clientes e as estratégias de marketing são muito relevantes para se manter no topo.
Para que você esteja sempre à frente da concorrência, dominando o mercado e usufruindo o melhor de cada fase do ciclo da vida de um produto, conte com a consultoria da Confianza. Nós temos estratégias para que a seu produto se consolide e sua marca seja lucrativa e lembrada pelos consumidores.
Fonte(s): Administradores, Marketing Futuro e Ramon Kayo