Confianza Consultoria
Maior assertividade no negócio a partir da pesquisa de público-alvo e consumidores
  • 21/03/2024

Maior assertividade no negócio a partir da pesquisa de público-alvo e consumidores

Saiba quais são as táticas que você pode usar para definir o seu público-alvo.

Definir o público-alvo do seu negócio não é uma tarefa fácil. Para que ocorra de forma satisfatória, é preciso ter um bom conhecimento de sua empresa, suas visões e missões. Através disso, se torna capaz o mapeamento dos possíveis clientes, assim, potencializando a comunicação com eles, abrangendo cada vez mais o público almejado. Dados como faixa etária, nível de renda, estado civil, localização de moradia e até mesmo a quantidade de filhos, podem influenciar para uma boa definição de público-alvo. Com isso, é assegurado que os seus esforços e atenções sejam voltados para uma gama de clientes que estão realmente interessados em saber o que a sua empresa tem a dizer.

 

Para quem está começando uma empresa agora, o fortalecimento e o crescimento de marca será muito mais fácil com uma definição detalhada do público com o qual se quer trabalhar, expandindo assim, as chances de sucesso. Já para quem tem uma empresa há um bom tempo, mas se vê em situação de estagnação, queda de vendas e baixos faturamentos, está na hora de reverter tudo isso definindo um público-alvo e estabelecendo uma comunicação eficaz com ele.

 

Táticas para o crescimento de sua empresa a partir da definição do público-alvo

 

Pesquise, quanto mais, melhor

 

Dedicar um tempo com a pesquisa para melhor definição de seu público é fundamental! Aqui vamos utilizar o exemplo de uma loja de roupas infantis: potencialmente, seu principal público serão mães.

 

Investir em uma comunicação muito aberta pode até trazer uma ampla visualização para o seu negócio, mas não irá impactar o público que realmente consome os seus produtos. Dependendo do padrão das roupinhas, até a escolha do bairro que a loja estará presente deve ser pensada.

 

Fazer uma pesquisa da população, elencando fatores como a quantidade de crianças que nascem na região ou até mesmo se possuem escolas nas proximidades que poderão chamar público qualificado para o seu negócio é essencial! Toda esta pesquisa de campo garante resultados muito mais satisfatórios para o crescimento de sua marca.

 

Para facilitar, ainda pode-se traçar uma persona. Ela detém o perfil ideal do cliente almejado para o seu negócio. Destacando neste perfil: região onde mora, habilidades, hobbies, temperamento, locais que frequenta e entre outros fatores. Você pode até dar nome para esta persona. Esta que deve conter o perfil de um cliente perfeito, caso necessário, dá para se pensar em até mais do que uma.

 

Defina a comunicação que será mantida

 

Após demarcar bem o público com o qual quer ser trabalhado, chega a hora de partir para a construção da comunicação que será voltada para ele. Para começar, nada de achar que os seus gostos pessoais são os mesmos do seu público, pois não são! Na hora de escolher a decoração, a disposição dos móveis e até mesmo os funcionários de sua empresa, pense sempre no público que se quer atingir.

 

Escolha o tom de voz, se a sua marca é mais formal ou descontraída e entre outros fatores ligados à personalidade do seu target. Esta linguagem deve estar de acordo com o que foi analisado em pesquisa, familiarizando-se com o comportamento de seu público.

 

Definir os canais e veículos que serão trabalhados também é importante para que o seu dinheiro não seja desperdiçado. Se o foco da sua empresa é um público mais jovem, buscar novos meios para falar com ele pode ser uma boa escolha!

 

Observe para dar os retoques finais.

 

Após ter o público em mãos e manter uma comunicação eficaz com ele, preze pela observação de como ele se porta, como age, o seu comportamento de compra e quais são as principais necessidades que ele aparenta ter. Você também pode pedir para que ele avalie o seu serviço; caso os resultados não sejam satisfatórios, é sinal de que alguns detalhes devem ser ajustados.

 

Com isso, você investe apenas em pessoas que têm afinidade com a sua marca. Através de uma consultoria, seu público pode ser evidenciado, fazendo com que o seu negócio evolua. A Confianza consultoria te ajudará com o necessário para o processo de construção da comunicação de sua marca, contribuindo com a ampliação e com o fortalecimento de sua empresa de modo inteligente e eficaz.

 

 

https://www.administradores.com.br/noticias/negocios/como-definir-o-publico-alvo-para-sua-empresa/62047/