(41) 9 8402-8472
(41) 9 9784-8648
contato@consultoriaconfianza.com.br

Importância do fluxo de caixa para as empresas

Importância do fluxo de caixa para as empresas

Como administrar a sua empresa.

Para o gestor administrar com sabedoria sua empresa, rumo ao sucesso, é preciso tomar decisões corretas em relação aos investimentos e gastos. Assim, são necessárias várias estratégias na gestão financeira, como é o caso do fluxo de caixa. Tendo então maior controle do dinheiro que entra e sai, bem como em que ele será aplicado.

 

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta que auxilia no controle dos gastos financeiros de uma empresa, ajudando na tomada de decisão para controlar os valores que entram e saem dos caixas, identificando onde a verba está sendo injetada. É através desta análise que o administrador tem a possibilidade de avaliar quais setores estão carentes de investimentos e traçar estratégias para suprir os gastos, caso necessário. Resultando então na redução dos gastos indevidos e otimizando os investimentos necessários em setores ou operações deficitárias.

 

Dando os primeiros passos

Para que o fluxo de caixa funcione, é importante criar dentro da empresa a cultura de planejamento e de sistematização, fazendo um elo entre o financeiro e os demais departamentos empresariais. É preciso que um profissional se dedique a verificar, analisar e registrar todo o movimento do caixa.

Por exemplo, se uma loja está estocando muitos produtos, alguns sem saída, o dinheiro está sendo mal investido, pois com produto parado não se gera lucro. Por isso, o fluxo de caixa está diretamente ligado ao setor de compras da empresa.

Com o fluxo de caixa é possível também acompanhar o impacto das medidas tomadas para ver se essa redução é realmente efetiva ou se uma nova atuação é necessária. Desta forma, é possível garantir resultados melhores em vendas e compras, abrangendo também os impostos, salários de funcionários e contas rotineiras.

O fluxo de caixa ajuda a empresa a se planejar financeiramente em curto e longo prazo, a fim de prever qualquer impacto. Isso acontece quando o negócio faz um fluxo de caixa para um determinado período, prevendo o que poderá acontecer, seja uma queda nas entradas devido à sazonalidade ou uma elevada receita. Ao saber disso, a empresa tem a possibilidade de planejar o que precisará fazer financeiramente para que os impactos dessa redução sejam os menores possíveis. Dessa forma, o fluxo de caixa é capaz de garantir solidez a empresa.

Ficou com dúvidas? Fale com nossos consultores pela página de contato. A Confianza é especialista na reorganização empresarial, atuando também no setor financeiro.

Tags:

Ligar Agora
WhatsApp Contate-nos