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Importância da pesquisa de mercado para empreendedores

Importância da pesquisa de mercado para empreendedores

Segundo dados do Serasa Experian, divulgados em julho de 2016, o número de empresas criadas bateu recorde histórico no primeiro quadrimestre do ano.

O crescimento de 4,1% é maior que no primeiro quadrimestre de 2015. Isso ocorreu devido ao aumento de registro de MEIs (Micro Empreendedores Individuais), já que as recessões econômicas fazem com que muitas pessoas saiam de cargos formais no mercado e busquem alternativas de trabalho e se aventurem tentando seu próprio negócio.

Mas quais são os elementos mais importantes para quem quer começar um negócio, ou mesmo para aqueles empreendedores que buscam se reestruturar para não perderem espaço no mercado? Iremos falar de um grande elemento no planejamento de negócios, a pesquisa de mercado.

 

A pesquisa de mercado é um diagnóstico da realidade e do futuro previsível

 

Uma pesquisa de mercado bem executada permite que o empresário tenha informações importantíssimas do perfil de seus consumidores, qual a melhor localização do negócio, sua concorrência, demanda real, teste de preço, produto e projeções de vendas. Ou seja, as principais respostas que ajudarão na tomada de decisões estratégicas.

 

Além disso, ela permite que o empreendedor aprenda mais sobre os elementos que cercam o negócio e que ele pode não conhecer ainda, por mais próximo da área que esteja. Pode ser uma característica do público-alvo, uma preferência ou tendências que demonstrem para onde o nicho está caminhando. De uma forma geral, a pesquisa de mercado fornece caminhos trilháveis para resultados novos e melhores.

 

Primeiros passos para a pesquisa de mercado

 

Embora a importância das pesquisas de mercado seja clara, muitos empresários desistem de fazê-la devido aos custos relativos deste tipo de serviço. Em uma tentativa de contornar esse problema, pesquisas feitas utilizando-se de ferramentas online também podem auxiliar o empreendedor na compreensão de seu mercado, desde que o empresário saiba quais respostas está procurando para saber como pergunta-las e quais métodos usará para isso. Algumas dessas ferramentas são: Survey Monkey, Google Drive, Sua Pesquisa, Redes Sociais, CrunchBase, etc.

 

Na medida que o negócio vai crescendo, porém, ou dependendo de sua maturidade no mercado, é importante partir para um estudo mais aprofundado na Pesquisa de Mercado e fazer a contratação de uma empresa especializada neste tipo de assessoria. A consultoria poderá então levantar um montante informacional mais completo, fornecendo sínteses e cruzando maior volume de dados para apresentar mais elementos relevantes para a realidade e interesses da empresa.

 

Este é o caso da empresa Confianza Consultoria Empresarial, que fornece informações e análises sólidas do mercado e dos consumidores para que cada cliente tenha a base mais sólida para construir seus produtos e serviços.

 

Fontes: SerasaConsumidor, Exame, Sebrae, Administradores.com.

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