(41) 9 8402-8472
(41) 9 9784-8648
contato@consultoriaconfianza.com.br

Conceito de comportamento organizacional

Conceito de comportamento organizacional

Saiba o que é comportamento organizacional, qual o seu propósito, suas características e oportunidades para a sua empresa.

Cada empresa possui a sua própria cultura e comportamento organizacional que são baseadas nas atitudes, valores e credos, e que podem afetar diretamente a própria corporação, assim como seus funcionários e todos os indivíduos relacionados com essa instituição.

Como cada empresa possui sua cultura empresarial, o Comportamento Organizacional vem para estudar o melhor caminho para entender como as pessoas ou grupos que fazem parte da empresa atuam no local de trabalho, e como as atitudes praticadas por esses indivíduos podem afetar os costumes e condutas que vão caracterizar a organização.

Para compreendermos melhor, vamos entender a seguir um pouco mais o que é o Comportamento Organizacional, qual o seu propósito, suas características e as oportunidades que ele pode prover para uma empresa.

O que é Comportamento Organizacional? 

“É o campo de estudos que visa compreender, prever, explicar e, se necessário, alterar os comportamentos das pessoas dentro das organizações” (Lacombe, 2004, p. 69). Podemos conceituar o Comportamento Organizacional como um estudo sistêmico que avaliza o comportamento humano objetivando algumas atitudes dos indivíduos dentro do ambiente das organizações.

O Comportamento Organizacional tem como objetivo entender o impacto das variações de personalidade dos indivíduos que compõem uma organização para que esse conhecimento assista na melhoria e eficiência no dia a dia das empresas. O intuito aqui é de almejar a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade promovendo a cidadania organizacional.

Também pode ser visto como um aglomerado de comportamentos e atitudes praticadas pelas pessoas que fazem parte de uma empresa. Isso se estende aos funcionários até os seus diretores, e o impacto que esses posicionamentos têm sobre o andamento e evolução da organização como um todo é algo que pode prejudicá-la ou não.

Desta forma, o Comportamento Organizacional tem influência sobre a corporação e até pode pautar quais são as visões e impressões ligadas à ela.

Propósito do Comportamento Organizacional

As utilidades do Comportamento Organizacional relacionam-se à explicação, previsão e controle do comportamento humano. Mas o que é comportamento? De acordo com o dicionário Dicio, é o “procedimento de alguém face a estímulos sociais, ou a sentimentos e necessidades íntimas, ou a uma combinação de ambos”.

explicação narra o reconhecimento dos motivos ou razões que impulsionam determinados fatos, acontecimentos ou fenômenos. A previsão está focada nos eventos futuros relacionado ao comportamento humano, estabelecendo os resultados almejados por meio de uma ação específica.

Agora, o controle está relacionado aos resultados que se apresentam como um objetivo controverso, pois existem dificuldades em monitorar o comportamento humano, o qual faz parte e é fundamental nas organizações.

Características identificadas no Comportamento Organizacional

 

  • Visão da administração como processo: estudo de pessoas, grupos e interações nos arranjos organizacionais e interorganizacionais
  • Uma ciência aplicada
  • Integra conceitos da psicologia, sociologia e administração, entre outras disciplinas
  • Representa a junção gradual das diversas escolas de pensamento
  • Abordagem integrativa: combina o desenvolvimento técnico/conceitual com um aprendizado natural
  • Voltada para quatro tipos de comportamento: produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional
  • Preocupada com a satisfação no trabalho, atrelada a eficiência e a eficácia

 

Grandes oportunidades e desafios no uso do conceito do Comportamento Organizacional 

 

  1. Aumentar a produtividade e as qualidades dos produtos de uma empresa
  2. Melhoria das habilidades humanas: motivação, liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente
  3. Administração da diversidade da força de trabalho, o qual é um dos desafios mais importantes e abrangentes de uma empresa
  4. Aprender a trabalhar com pessoas de diferentes culturas e adaptar o estilo de gerenciamento a sua cultura
  5. Fortalecimento dos funcionários, equipes autogerenciáveis
  6. Estimulação da inovação, o domínio da arte da mudança para expressar sua competitividade para que os funcionários de uma empresa se tornem a mola propulsora da empresa e não se tornem a barreira contra elas. Esse é o desafio enfrentado pelos executivos que buscam estimular a criatividade e a tolerância à mudança. O estudo do comportamento organizacional oferece muitas ideias e técnicas para ajudar na realização desse objetivo
  7. Ajudar a lidar com a temporalidade, bem como a conviver com a flexibilidade, a espontaneidade e a imprevisibilidade. O estudo do Comportamento Organizacional pode fornecer dicas imprescindíveis para o entendimento do mundo profissional
  8. Ajudar os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Desta forma, atenuando a confusão entre a elas para que possam compatibilizar os assuntos relacionado ao sua vida de forma positiva
  9. Motivar os trabalhadores para manter a competitividade global das organizações
  10. Melhorar o comportamento ético, criando um clima saudável para os funcionários para que eles possam desenvolver o seu trabalho com maior produtividade e confrontando ao mínimo a ambiguidade entre comportamentos certos ou errados no meio corporativo

 

Ainda com dúvidas? Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma reunião. Nós da Consultoria Confianza iremos ajudar você a saber como aplicar o estudo de Comportamento Organizacional na sua empresa!

Fontes: SignificadosPortal IBCRH Portal e Slac

Tags:

Call Now ButtonLigar Agora
WhatsApp Contate-nos