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Como usar a internet para gerar inteligência competitiva ao seu negócio

Como usar a internet para gerar inteligência competitiva ao seu negócio

Por meio da internet, o mercado todo está ao seu alcance. Veja como a internet pode gerar inteligência competitiva ao seu negócio.

A internet é muito rica em informações que permitem aos empreendedores construírem análises de mercado com base em dados gratuitos. No entanto, eles não estão numa prateleira organizados e fáceis de achar.

Desta forma, é fundamental saber onde pesquisar dados úteis que possam auxiliar no processo de decisão estratégica. Antes de tudo, é importante entender que a tomada de decisão do dirigente de um negócio deve ser pautada a partir de diversas informações coletadas. Possuir uma boa quantia de dados é essencial para o sucesso de um novo empreendimento.

Deter inteligência de mercado é olhar o ambiente interno e externo e até mesmo o macro ambiente e todo o restante do contexto. Sendo assim, você pode posicionar uma boa estratégia para, a partir disso, tomar decisões fundamentadas por meio de pesquisa.

1. Conheça o seu cliente

É até meio batido dizer isso, mas conhecer o seu público é imprescindível para o sucesso de um novo negócio! Levantar o maior número de informações do target garante maior aproveitamento de tempo e dinheiro, assim, são evitadas estratégias desnecessárias que não casem com o público almejado. 

Monitorar as tendências de mercado e o comportamento do consumidor se faz necessário para assertividade em novos projetos.

E como fazer isso?

Uma boa alternativa é utilizar o Google Trends, um serviço de tendências do Google que permite monitorar as palavras-chave mais pesquisadas e relacionadas. Ele é um excelente pontapé inicial para você entender como seus clientes e futuros leads se comportam no meio digital.

Além dele, a ferramenta Facebook Ads pode ser usada para adquirir informações a respeito do público-alvo em questão na maior rede social do mundo, podendo quantificar os perfis compatíveis para ao seu negócio em determinada região. 

Outra ferramenta muito útil para isso é a Audience Insights do Facebook, que otimiza suas buscas, adquirindo informações relevantes para o seu negócio.

 

2. E-commerce

Quando o assunto é relativo a loja virtual, saber identificar o nicho de mercado que se está presente é essencial para poder avaliar a eficiência de um possível projeto de entrada da sua marca. Uma loja on-line pode ser o que você precisa. Optar por ela pode lhe render uma boa economia!

O site do SEBRAE disponibiliza um estudo com 50 oportunidades de negócios no segmento de ecommerce. Dê uma olhadinha nas áreas que mais crescem todos os anos e os nichos que mais crescem em volume de buscas no Google.

Além disso, quem deseja fazer um dinheiro extra sem necessariamente criar uma loja independente pode trabalhar com plataformas de venda como o Mercado Livre. Se este for o seu caso, uma excelente dica é olhar a área de Tendências do Mercado Livre para ver quais são as buscas mais populares do momento.

 

3. Localização e concorrência 

Já no mundo físico, definir o local para estabelecer o seu negócio é uma das coisas mais importantes para se fazer. Estar no lugar certo, pode fazer com que mais clientes cheguem até você, garantindo um bom faturamento. O mesmo vale para quem quer expandir o número de lojas pela cidade. 

Para isso, estar de olho na concorrência, no fluxo de pessoas que circulam a região e possíveis chamarizes para a loja, como praças e lojas de afinidade com o público-alvo, já é meio caminho andado para o sucesso do novo empreendimento. 

Uma boa dica é fazer uso do Google Maps tanto para as buscas de concorrentes na região, como para procurar lojas com as quais seu público tem afinidade. Ter sua loja no Google é essencial! Se ela ainda não está lá, cadastre-a na ferramenta. 

E tem mais!

Você também pode cadastrar o seu comércio ou escritório diretamente no Google Meu Negócio, uma ferramenta que cria uma ficha com site, avaliações, endereço, telefone, horário e outras informações que torna muito mais fácil encontrar.

Desta forma, você terá muito mais chances de ser encontrado na primeira página do buscador e estar suscetível a conquistar novos clientes.

Mas e a concorrência?

Você pode utilizar ferramentas como o Empresômetro e o CNAE (Central de oportunidades do Sebrae) para monitorar a atividade econômica na sua região e elaborar assim uma estratégia mais original ou com uma estratégia bem.

 

4. Parcerias e fornecedores

Estabelecer parcerias e contratos com fornecedores é uma boa dica para faturar mais. Fazer uma busca na internet lhe ajudará a encontrá-los muito mais rápido do que no mundo real. O monitoramento é fundamental para que essa busca seja assertiva e proporcione lucros para o seu negócio. 

Procurar estar presente em eventos e feiras também são fatores que influenciam sua expansão. Firmar parcerias e estabelecer uma base forte de networking é muito importante no mundo dos negócios. Fique atento, pois, a partir disso, novas portas poderão abrir para você!  

Veja alguns serviços que podem ajudar a encontrar fornecedores:

• Alibaba

• Get Ninjas

• Mercado Livre

• OLX

• Quem Fornece

 

5. Tendências e oportunidades

O Monitoramento do mercado faz com que você esteja sempre de olho em novas tendências para o seu negócio, trazendo novidade e novas experiências para o target.

Uma dica é procurar por novas tendências no próprio Google, com a ferramenta de pesquisa “No último ano” ativa, as novidades estarão disponíveis para você em alguns cliques. Isso possibilita que sua marca se mantenha conectada com o que está em destaque no mercado.

Outras ferramentas são o Sebrae Mercados (que contém estudos com milhares de análise nos mais variados tipos de negócios) e o Google Alertas (que pode fazer notificações sobre novas publicações). 

Neste último, você pode criar um alerta com as palavras-chave “tendências + nome ou sinônimos de sua atividade” para ficar de olho. Veja alguns exemplos:

• tendências + maquiagem 207

• tendências + smartphones

• tendências + comércio

• etc.

 

6. Ações estratégicas

Depois de coletar as informações, devemos filtrá-las para se tirar o maior proveito delas e, a partir disso, estabelecer uma inteligência mercadológica por meio de dados da internet.

Montar um plano de ação é importante para que cada detalhe seja compreendido e valorizado, utilizando cada informação na construção deste planejamento. 

No mapeamento realizado, é possível compreender as ameaças e os fatores que podem acabar com o seu negócio. Mas, também, as principais oportunidades para se investir e os principais diferenciais que seu empreendimento possui. 

Conhecer suas forças e fraquezas faz com que você tenha maior controle para gerir os fatores internos e externos e até mesmo, fatores presentes no macro ambiente, premeditando-os. 

A partir de tudo o que foi apresentado, agora é hora de você colocar a mão na massa para que o seu negócio cresça, elevando assim, as chances de sucesso. 

Conhecer o seu grupo de stakeholders e seus diferenciais é essencial para ter o maior controle de seu negócio, evidenciando lucros e oportunidades. 

 

Para compreender e otimizar melhor o seu novo negócio, conte com a Confianza. Realizamos consultorias para quem quer entrar no mercado e para aqueles que estão em processo de expansão e planejam abrir novas lojas.

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