(41) 9 8402-8472
(41) 9 9784-8648
contato@consultoriaconfianza.com.br

Como transformar o RH da sua empresa em uma área estratégica

Como transformar o RH da sua empresa em uma área estratégica

Saiba como utilizar os recursos desse setor para planejar a empresa que você espera para o futuro.

Qual é o papel que o RH tem no desenvolvimento da sua empresa? Se na sua companhia esse setor se ocupa apenas de funções administrativas ou de tarefas de rotina, saiba que é possível ir além encontrando maneiras de como transformar o RH da sua empresa em uma área estratégica.

O RH é a porta de entrada dos novos profissionais na sua empresa e pode ser utilizado como uma ferramenta para o desenvolvimento dos colaboradores que lá estão. Existem muitas maneiras de fazer isso e certamente uma das nossas dicas abaixo vai ajudar a transformar esse setor em um dos pilares de desenvolvimento para que possa ser possível atingir as metas traçadas pela sua companhia.

1. Alinhe o setor com as expectativas que você têm para o negócio

Nem sempre uma empresa precisa contratar os melhores profissionais do mercado para se desenvolver. Existe uma grande diferença entre ser o melhor e ser o mais adequado para uma determinada posição. Em outras palavras, muitos cargos não requerem profissionais com ampla experiência, mas sim colaboradores motivados a fazer a diferença em um determinado momento de suas carreiras.

Quando o RH sabe dessas necessidades, fica muito mais fácil para os profissionais encontrar as pessoas certas para trabalhar com você. Dessa forma, o primeiro passo é alinhar com os seus profissionais aquilo que você espera das contratações futuras. Tudo fica mais fácil quando cada um dos passos é planejado.

2. Dê ferramentas adequadas para o setor

Alinhar o RH com as suas estratégias de negócio não significa apenas enviar um memorando indicando que tipo de profissional você deseja contratar. É preciso que os responsáveis pelo setor tenham a oportunidade de se envolver com as estratégias de crescimento empresarial, compreendendo bem a cultura organizacional da companhia.

A partir do momento em que funcionários-chave passam a contribuir com insights para o desenvolvimento do negócio como um todo. Dessa estratégia resulta uma companhia capaz de ouvir o que seus funcionários têm a dizer e, por essa razão, melhor capacitada para oferecer os benefícios que eles anseiam, o que pode contribuir bastante para a retenção de talentos.

3. Tome decisões baseadas em dados, não em achismos

Outro papel fundamental que um RH estratégico pode desempenhar em sua empresa é o de coletar informações que sirvam para a tomada de decisão. Ainda é comum que muitos gestores ofereçam benefícios para os seus empregados achando que a proposta é a melhor possível, mas nem sempre os colaboradores pensam da mesma maneira.

Por exemplo: ao invés de um convênio com um restaurante na região, que possa oferecer desconto de 10% sobre o valor do almoço, a maioria pode preferir ter um espaço reservado para fazer as suas refeições na empresa. Ou seja, não é que o benefício seja ruim, ele apenas não é prioritário naquele momento. Seu departamento de RH deve ser a ponte para levar informações como essas diretamente àqueles que efetivamente tomam as decisões.

4. Inclua o seu RH no planejamento estratégico

Desde o princípio, o seu departamento de Recursos Humanos deve fazer parte do processo de elaboração do planejamento estratégico. Entretanto, antes de tudo você precisa se certificar de que os profissionais que ali estão são capacitados para esse tipo de tarefa. Alguns tem um perfil mais analítico enquanto outros são mais práticos. Provavelmente você precisará de pessoas com os dois perfis.

Por essa razão, avalie também quem serão os responsáveis por transformar o RH em uma ferramenta estratégica. Se você não tiver profissionais com esse perfil, então será preciso ir ao mercado procurá-los. Seja criterioso nessa avaliação: a pessoa certa no lugar errado pode comprometer toda a sua estratégia, portanto certifique-se que os contratados têm as competências necessárias para assumir esse papel.

5. Tenha KPIs claros para os profissionais do setor

Como você sabe que o trabalho do RH estratégico está sendo realizado dentro do esperado? Simples, desde o princípio é preciso estabelecer KPIs claros e que possam ser mensurados de forma precisa. Se houver evolução em cada um dos critérios pré-estabelecidos, então é sinal que você está no caminho certo.

Muitos profissionais de RH buscam metas para cumprir, mas nem sempre é determinada uma maneira clara de mensurar o sucesso do trabalho. Sendo assim, os pontos positivos ou negativos de uma gestão acabam sendo reduzidos à avaliação subjetiva de alguém, algo que não é produtivo para nenhuma das partes envolvidas.

Para ser assertivo, todos precisam saber quais são os objetivos a serem alcançados e em quais prazos. Caso contrário, infelizmente, o que você terá em mãos é apenas uma carta de boas intenções.

Fonte(s): AdministradoresMEREO e HCM Consulting

Tags:

Call Now ButtonLigar Agora
WhatsApp Contate-nos