Tornar o seu negócio em uma franquia é uma excelente forma de crescer.
Mesmo com o PIB baixo de 2015 (queda de 3,8% segundo o IBGE), as empresas buscaram alternativas para inovarem e crescerem. Assim, este setor cresceu e proporcionou a abertura de mais empresas, sem grandes investimentos, mantendo a atividade comercial em alta.
Uma franquia oferece oportunidade rápida de crescimento e fortalecimento de marca, além de poder expandir a sua marca para outros Estados, com um investimento baixo, comparado à abertura de novas lojas próprias. Mesmo podendo ser um grande negócio para você, é preciso que para essa expansão ocasionar bons resultados seja necessário planejamento e cuidado.
Sintetizando, Franquia é um sistema no qual o franqueador cede direitos de marca ou patente para o franqueado em troca de uma taxa de franquia. Resulta-se então em um modelo de negócio conhecido e de sucesso, sendo este um dos maiores benefícios para o franqueado.
Enxergando a oportunidade
Para se tornar uma franquia, primeiramente se deve ter propriedade de marca, ou seja, os direitos para utilizar o nome escolhido. Além disso, você deve ter a certeza que a sua marca é lucrativa, bem característica e única. Esta primeira análise de franqueabilidade é essencial para se começar um sistema de franquias. Também deve-se atentar para que a empresa tenha uma boa reserva em caixa para que não “quebre” futuramente.
Tornar o seu negócio em uma franquia também requer que seu produto possa ser replicado em escala, que o mercado seja atrativo para essa reprodução e que a concorrência seja favorável. É preciso analisar a margem de lucro obtida e as despesas com operação e manutenção, assegurando um know-how do negócio, conhecendo seus pontos fortes, além de obter uma possível padronização para as futuras franquias, o que irá destacar sua marca.
Padronização das franquias
Desenhar e definir um modelo de negócio para a sua franquia é o próximo passo. É necessário ter em mente desde o apoio que será dado a esses franqueados, até o valor das taxas que serão cobradas pelos royalties e pelo marketing.
Para que a sua empresa passe a confiança necessária para o fechamento de um negócio, um plano de negócios bem detalhado é fundamental. Por fim, devem ser passados manuais e treinamentos para o franqueado, assim transferindo o know-how da empresa, sua visão, principais valores e modos de trabalho. E não esquecer de já ir criando e pensando em uma gestão de rede para quando a sua franquia estiver estourando por aí com lojas por vários lugares da cidade, estado ou país.
Se você deseja que seu negócio vire uma franquia, com a ajuda da consultoria Confianza será muito mais fácil. Assim, é garantido que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas, além de contar com apoio necessário para esta nova etapa de seu negócio.
Referência:
https://blog.pr.sebrae.com.br/empreendedorismo/como-transformar-minha-empresa-em-uma-franquia