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Como fazer um plano de negócios passo a passo?

Como fazer um plano de negócios passo a passo?

Descubra o que um bom plano de negócios deve conter para você realizar o sonho de tornar ideias fantásticas em empresas de sucesso.

Um plano de negócios é uma ferramenta muito importante para a sua empresa, nele são descritas as principais informações sobre o seu empreendimento e o modelo de negócios que o sustenta. É por isso que você precisa aprender como fazer um plano de negócios.  

Com ele, definir novas estratégias será muito mais fácil. Além disso, ele ajudará a organizar recursos e atribuir os papéis que cada colaborador de sua empresa deverá prestar. Sendo assim, um plano de negócios irá evidenciar as melhores formas de investir e como lucrar com elas.

Construir esse plano é ter a garantia de poder testar a viabilidade de novas ideias. Com ele, sua empresa tem mais credibilidade, as estratégias são traçadas de modo mais assertivo e é possível se manter mais organizado.

Objetivos de um plano de negócios:

• Informar o negócio da empresa com assertividade

• Organizar e apresentar informações sobre o negócio e suas estratégias

• Fornecer orientação estratégica aos gestores

• Dar credibilidade e segurança à empresa

• Ajudar a conquistar novos negócios e investidores

• Provar a viabilidade de uma ideia

• Projetar o ponto de equilíbrio e retorno de investimento

 

Um bom plano de negócio deve conter:

• O modelo de negócio de sua empresa (como ele será monetizado)

• O que sua empresa vende (produto ou serviço)

• Qual é o mercado e quais são suas características • Estudo dos principais concorrentes

• Os principais diferenciais da sua marca • Estratégias de marketing

• Toda a parte operacional e financeira que comprove sua viabilização

Para que o seu plano de negócios seja efetivo, ele deve conter uma estrutura básica e de fácil compreensão a ser seguida (como a exemplificada acima). Também deve-se priorizar por um conteúdo relevante e com uma sequência lógica e organizada para facilitar a leitura.   Assim, as pessoas conseguirão compreender o que você vende, qual é o seu mercado, as suas estratégias de marketing e a situação financeira de seu negócio.

 

Perguntas que precisam ser respondidas no seu plano de negócios:

• Qual é o seu o negócio?

• O que você vende?

• Qual é o seu mercado?

• Quem são meus concorrentes?

• Como vou monetizar?

• Em quanto tempo pretendo recuperar o investimento?

 

Como fazer um plano de negócios em 5 passos 

 

1. Comece com um sumário executivo, destacando qualidade e custo-benefício

Bons planejamentos antecipam o leitor, para que tenha uma ideia prévia do que o plano de negócios irá informar.  

Ele deverá ser a última coisa a ser feita e deverá conter uma breve descrição de sua empresa, destacando missão, visão, valores, principais diferenciais competitivos, produtos e serviços oferecidos, mercado de atuação, e perfil dos empreendedores.  

Essa parte do plano de negócios deve ser sucinta e conter no máximo duas páginas, despertando assim, o interesse de quem está lendo.

 

2. Siga com uma análise de mercado

Nesta etapa, você apresentará a demanda existente para o seu produto/modelo de negócio. Por isso, ela deve ser bem completa. Aqui, você descreverá um pouco do nicho de seu mercado de atuação, caracterizada por um grupo de potenciais clientes com características em comum.  

Assim, você deverá abranger informações sobre quem está comprando, o que está comprando, quais os seus hábitos de compra, qual é a finalidade desta aquisição, qual é o nível cultural, econômico, onde moram e até mesmo seus estilos de vida. Com todo esse material, será mais fácil definir estratégias de marketing, canais de distribuição, ações promocionais e política de preços.

Nessa parte do processo também deve ser destacada a concorrência e os principais fornecedores para o seu negócio. Manter um cadastro de cada fornecedor com telefone, endereço e facilidades é essencial.

 

3. Conduza com um plano de marketing

É no plano de marketing que você deverá mostrar como a sua empresa irá ofertar produtos e serviços e quais serão as formas e os canais de divulgação. Também deve-se informar a qualidade e utilidade deles, evidenciando os principais diferenciais em relação com a concorrência.

 

4. Em seguida, monte um plano operacional 

Na parte do detalhamento do plano de operações serão destacadas as maneiras que a sua empresa vai comercializar os seus produtos e serviços. Relacione os equipamentos que serão utilizados, a quantidade de pessoas destinadas a cada função e a duração de cada um desses processos.

 

5. Finalize detalhando o plano financeiro 

O plano financeiro é uma das partes mais atraentes no plano de negócios para os empreendedores. Nele, são colocados os resultados financeiros de sua empresa com o objetivo de demonstrar a sua viabilidade, demonstrando a projeção para se alcançar o ponto de equilíbrio.  

Ele contempla desde os investimentos até o faturamento, também abrangendo os custos iniciais, as despesas e as receitas, o capital de giro e o fluxo de caixa. Com esses dados detalhados, é muito mais fácil reconhecer o prazo de retorno de investimentos, destacando a lucratividade da empresa.

 

O plano de negócios é uma ótima ferramenta para expandir e evidenciar a sua empresa. Precisa de ajuda para realizar o seu sonho? Conte com a Consultoria Confianza, nós ajudamos a sua empresa a construir resultados sólidos elaborando um plano de negócios a quatro mãos. 

 

Fonte(s): SebraeEmpreendedores Web e Pequenos Negócios Lucrativos

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