(41) 9 8402-8472
(41) 9 9784-8648
contato@consultoriaconfianza.com.br

As vantagens da Logística Reversa para a sua marca e o meio ambiente

As vantagens da Logística Reversa para a sua marca e o meio ambiente

Entenda o que é a logística reversa e como ela pode ser implementada na sua empresa, além de saber quais os seus benefícios reais e quem pode praticá-la.

Para o consumidor, é um fator importante que as empresas sejam rápidas e eficazes nas suas distribuições. Assim como também é um fator importante para as empresas o uso da logística reversa, pois ela ajuda no processo de retomada dos produtos para o ciclo de produção e reciclagem.

A logística reversa também é responsável pelo processo de planejamento, implementação e controle da eficiência de custo efetivo de matérias-primas. Assim, ela ajuda na hierarquia de processos de um empreendimento, sendo considerada uma parte integrante da logística do negócio como um todo, que por sua vez abrange a administração de todos os recursos.

São vários pontos importante, os quais iremos apresentar para que a sua empresa possa usar da logística reversa. Também iremos ver alguns conceitos e definições, os principais benefícios e quais empresas podem usufruir da sua aplicabilidade.

O que é a logística reversa?

O conceito de Logística estava ligada, nos primórdios, às atividades militares, pois esta lidava com a distribuição de suprimentos para as tropas a fim de que nada faltasse nos locais de batalha. Atualmente, a logística é vista como parte do processo de gestão da cadeia de suprimentos, do planejamento, da implementação e controle do fluxo. Além do armazenamento de produtos, serviços e informações relacionadas, que vão desde o ponto de origem até o ponto de consumo, de forma eficiente e eficaz.

A logística reversa é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, de acordo com a lei 12.305/10. Segundo a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a logística reversa é definida como um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial. Para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada“.

Dentro de uma empresa, a logística reversa pode ser entendida como a área empresarial que planeja, opera e controla os fluxos de informações, do retorno dos bens de pós-venda e pós-consumo ao ciclo produtivo. Por exemplo, as empresas que possuem produtos eletroeletrônicos têm que prever como se dará a devolução, a reciclagem e a destinação ambiental adequada às suas carcaças e baterias. Assim, agregando-lhes valor de diversas naturezas, tais como: econômica, ecológica, legal, logística, de imagem, entre outras.

 

Quais os benefícios?

Existem vários motivos pelos quais a logística reversa é importante para as empresas e os seus benefícios podem ser ligados à três pontos:

1. Sensibilidade ecológica

Com os consumidores cada vez mais preocupados com o equilíbrio ecológico e o meio ambiente, suas decisões de compra passam a levar em conta produtos reciclados e recicláveis. Além disso, eles estão mais preocupados com o destino do seu lixo para a coleta seletiva. Percebendo está postura do público, as grandes organizações veem uma oportunidade de se destacar, implementar novos negócios e salientar a sensibilidade ecológica como plataforma de marketing.

2. Competitividade

As empresas que adotam a logística reversa são percebidas como ecologicamente mais corretas e se utilizam do marketing ligado à questão ambiental (ISO 14000). Desta forma, se tornam mais procuradas pelos consumidores, pois elas passam a transmitir mais valor agregado e, consequentemente, se tornam mais competitivas no mercado.

3. Redução de custos

A implantação da logística reversa necessita primeiro de investimento inicial. Após ser implementada de forma eficaz e eficiente, começa a gerar resultado. Entretanto, a redução de custos na logística reversa ainda é motivo de discussões, uma vez que é difícil sua visualização imediata dos custos. Em outras palavras, ela não gera receitas e sim otimização dos custos. 

 

 Quais as empresas que podem utilizar da logística reversa? 

 Toda e qualquer empresa pode fazer uso da logística reversa dentro do seu cotidiano, atuando nos respectivos exemplos: 

     • Retorno de produtos como garrafas PET, vasilhames, lixo reciclável, cartuchos e outros. Assim como as empresas de refrigerantes, bebidas alcoólicas, de celulares e informática o fazem ao coletarem seus resíduos novamente em prontos estratégicos.  

    • Redução do consumo de matérias-primas otimizando recursos e tempo na entrega de produtos e serviços. Esse tipo de prática é bastante comum em empresas como a Coca-Cola, que reutiliza boa parte das garrafas PET para otimizar os recursos e diminuir o impacto ambiental. 

     • Reciclagem, a substituição e a reutilização de materiais. Um bom exemplo é a Apple que implementou a logística reversa nos Estados Unidos. Os clientes da empresa podem levar seus aparelhos antigos em qualquer loja para serem recolhidos e revertidos em créditos para o cliente. Os produtos velhos são encaminhados para a reciclagem. 

Todos esses fatores e exemplos citados dependem de uma boa implementação da logística reserva dentro da empresa. Elas exigem bastante atenção e um investimento considerável, por exemplo: empreendimentos que atuam no ramo de embalagens retornáveis necessitam de um sistema de armazenamento correto, assim evitando desperdício de espaço e até problemas mais graves. Além de necessitarem de um meio de transporte que seja compatível. 

Desta forma, antes de apostar na logística reversa para a sua empresa, certifique-se que ela está preparada para atender a demanda. Traçar um bom plano de ação é muito indicado, além de verificar a disponibilidade de verba para iniciar as atividades sem comprometer as contas da empresa. 

 

A Confianza Consultoria acredita nos benefícios da Logística Reversa e está preparada para auxiliá-lo em diversos setores do seu negócio, trabalhando desde o marketing e finanças à Gestão de Pessoas. Venha bater um papo com a gente! 

Tags:

Call Now ButtonLigar Agora
WhatsApp Contate-nos