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A importância de um site para sua empresa

A importância de um site para sua empresa

Entenda como é importante criar um site que combine com a sua empresa ou o seu negócio.

A internet é o meio de comunicação que mais cresceu nos últimos tempos e continua crescendo, tanto no Brasil, como no restante do mundo. Segundo dados da 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015, que mede posse, uso, acesso e hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação e de comunicação, estar na internet é contar com 58% da população brasileira. Podendo, através dela, usar recursos mais criativos e novas maneiras de interagir com o público. É por isso que há uma grande importância de um site para sua empresa.

 

Mas mesmo com números que favorecem a atuação das marcas na internet, muitas ainda não viram o potencial que esta ferramenta pode garantir ao seu negócio. De início, um site pode ser uma boa forma de entrar em contato com o público presente nesta rede. Assim, será possível evidenciar sua empresa, destacando seus produtos e serviço. É sempre bom reforçar que a internet não tem fronteiras, com isso, muito mais gente do que você possa imaginar poderá ser impactada com a sua presença digital, podendo significar aumentos significativos em suas vendas.

 

Crie um site que combine com o seu negócio

 

Os sites podem ser voltados para o institucional, descrevendo a sua empresa, mostrando sua atuação, produtos e onde está localizada, mas também podem atuar como plataformas de e-commerce. 

 

Para quem não sabe, nelas, seus produtos e serviços são disponibilizados para venda. De acordo com o E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, em 2016, cerca de 45 bilhões de reais foram movimentados apenas no mercado brasileiro de e-commerce. Então quem sabe, começar pelo menos com um site vitrine não seja uma boa para você? 

 

Ter seus produtos expostos dessa maneira é muito importante nos dias atuais, pois, o novo consumidor já criou o hábito de procurar as coisas na internet antes de realmente realizar a compra, tanto na loja física, quanto nas lojas online. A partir disso, é possível prospectar muito mais visibilidade para a sua empresa.

 

Invista também em versões para o mobile

 

E já que estamos falando sobre tendências, construir um site com moldes para o mobile, também lhe assegurará maiores prospecções. As vendas de smartphones no Brasil crescem a cada dia. Atualmente, existem mais smartphones no país do que notebooks e desktops. Estima-se que em 2018, mais de 236 milhões de dispositivos móveis estejam conectados a internet no Brasil, significando uma média de dois aparelhos para cada pessoa. Muita coisa, né? 

 

Fora isso, o Google está alavancando a relevância dos sites que possuem plataforma exclusiva para a navegação mobile. Por isso, investir para que seu conteúdo esteja de forma mais otimizada para a população, garante mais assertividade e maior abrangência para a expansão da sua marca na internet. E você, está esperando o que para atingir todas essas pessoas?

 

Alguns dados a respeito da presença digital das empresas

 

Segundo a Cetic Brasil, atualmente 51% das empresas já possuem um site próprio e 13% estão na internet, mas por meio de sites que não lhe pertencem. Já voltado para o e-commerce, os dados são reduzidos, mas ainda assim, bem expressivos: 52% das empresas apresentam catálogos de produtos com preços, mas em contrapartida, apenas 10% incluem dispositivos de pagamento online em seus sites.

 

Outro dado bacana para se analisar é que apenas 27% das empresas que possuem um site empresarial têm o cuidado de oferecer um suporte de pós-venda, o que é muito importante para quem quer prospectar um bom posicionamento de marca no meio digital. Manter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para garantir a confiança dele na sua empresa. A partir disso, possíveis defensores da sua marca poderão surgir para acompanhar os passos de sua empresa e os conteúdos que ela oferece.

 

Invista também nas redes sociais para maior contato com o seu público

 

Com a internet, você também poderá coletar dados dos seus clientes para aprimorar seus produtos e até mesmo o seu posicionamento e comunicação. Estabelecer outros meios de contato é uma boa opção. Uma página no Facebook, Instagram, Twitter e entre outras redes sociais pode ser o ideal para fortalecer seu relacionamento com os clientes. Oferecendo um bom conteúdo, você pode garantir muito mais acessos ao site e, por consequência, muito mais vendas.

 

5 passos para a criação de um bom site

 

Agora que você já percebeu a importância de um site para a sua empresa, confira um pequeno guia de estruturação para a criação desta plataforma:

 

1.    Para início de tudo, possuir um domínio é essencial para existir na web. Você pode registrar sua empresa pelo Registro.br. Escolha um domínio que seja fácil e curto e que evidencie o nome de sua empresa. Assim, tornando o acesso muito mais fácil.

 

2.    Em seguida, você deverá hospedar o seu site, isso serve para que ele seja armazenado em um servidor. Mas fique tranquilo, os custos são bem baixos! Em média, a hospedagem sai por R$30/mês.

Fique de olho, muitas empresas oferecem os serviços de registro e hospedagem no mesmo combo, o que pode simplificar a sua vida. Uma dica de serviço especializado com bom custo-benefício é a Locaweb.

 

3.   Algumas ferramentas ainda lhe ajudam a montar seu próprio site. O WebNode é um bom exemplo. Com ferramentas como ele, você estrutura toda a sua plataforma de maneira simples. Mas essas ferramentas muitas vezes podem não ser o que você espera, visto que elas não lhe concedem o domínio desejado, além de fazerem propaganda para o servidor.

 

4.  Com o site pronto, foque em oferecer um conteúdo relevante para os seus clientes. Tornar o conteúdo atrativo é essencial nos dias atuais. Quanto melhor o conteúdo, maior será o número de acessos. Foque em deixar o principal na primeira página e não se esqueça de destacar quem é a sua empresa, onde ela está e no que ela atua. Esses dados são muito importantes. Uma dica para deixar o seu site otimizado é sempre disponibilizar o conteúdo para o seu cliente em no máximo 3 cliques. Mais do que isso, fará com que o cliente se entedie, principalmente se a navegação acontecer a partir de dispositivos móveis, que requer algo mais rápido e prático.

 

5.    Ao fim do processo, medir os resultados será importante para o seu site. A partir da análise das páginas mais acessadas e dos links mais clicados, você poderá seguir o seu conteúdo na vertente que está dando certo, proporcionando algo mais dinâmico e objetivo. O Google Analytics é uma ótima ferramenta para adquirir esses dados. Analisar os gráficos gerados por ela não é tão difícil. Se o seu site for um e-commerce, esta ferramenta ainda lhe auxiliará a descobrir dias em que o seu site é mais frequentado, podendo trabalhar promoções e oferta de produtos de maneira mais fácil e assertiva. 

 

Outros cuidados básicos que devem ser levados em consideração

 

• Variação excessiva de cores e fontes deixam o site poluído e não atrativo visualmente.

 

• Deixar as páginas pesadas pode ser uma má ideia! Seu potencial cliente pode nem querer abrir o link para o seu site pela demora no carregamento.

 

• Disponibilizar um conteúdo relevante é fundamental. Se você não tiver nada importante para ser publicado, não publique! O excesso de informações desnecessárias pode deixar o seu site chato e cansativo. Para ranquear bem, o Google considera o tempo que os usuários ficam na sua página, faça conteúdos que os mantenham mais tempo navegando.

 

• Um estudo do seu público consumidor acaba se tornando essencial para manter um conteúdo de qualidade e assertivo. Você, como empresa, deve sempre lembrar que a internet é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que você quer vender, o consumidor está em busca de algo que seja relevante para ele.

 

Após tudo o que foi mostrado, certamente, se a sua empresa ainda não possui presença digital com pelo menos um site empresarial, você deve ter ficado com vontade de inseri-la neste meio. Para isso, conte com a Confianza Consultoria. 

 

Aqui, destacamos os elementos -chave que a sua empresa precisa para adentrar este mercado que cresce a cada dia no Brasil e como se estruturar nele da melhor forma possível.

 

Fontes: SEBRAEe-commerce BrasilFolha de São PauloAgência Brasil

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