(41) 9 8402-8472
(41) 9 9784-8648
contato@consultoriaconfianza.com.br

5 práticas de um bom líder

5 práticas de um bom líder

As relações entre um líder e sua equipe mudaram muito nos últimos tempos. Antigamente, elas eram resultado de uma via de mão única, o que reduzia a eficiência do líder, influenciando então em toda a sua equipe.

5 práticas de um bom líder

As relações entre um líder e sua equipe mudaram muito nos últimos tempos. Antigamente, elas eram resultado de uma via de mão única, o que reduzia a eficiência do líder, influenciando então em toda a sua equipe. Nos dias atuais, o líder tem que saber ouvir e criar uma via de mão dupla, gerando conexão, comunicação e integração com seus liderados. Motivar e inspirar as pessoas, ouvir e entender os desafios enfrentados diariamente são requisitos básicos para que o trabalho seja eficaz. Enaltecendo as principais virtudes de um bom líder, seguem 5 práticas que conduzem um departamento ou até mesmo toda uma empresa ao sucesso através da liderança.

1 – Otimize resultados ao liderar com autoconhecimento

Um bom líder deve primeiramente se conhecer, saber quais são seus pontos fortes e evidenciá-los. Conhecer a si mesmo também faz com que se valorize e sejam destacadas as qualidades dos demais componentes da equipe de trabalho. Gerenciar emoções e não deixar transpassar medo, insegurança, depressão, estresse e ansiedade também são pontos altos do autoconhecimento. Por fim, o aperfeiçoamento deve ser constante, sempre lembrando que o bom exemplo a se passar para as demais pessoas é primordial.

2 – Mostre que tem postura, palavra e faça acontecer

Um líder deve saber fazer acontecer. Articulando interesses, garantindo equilíbrio e harmonia no relacionamento da equipe. Ele também deve tomar decisões concisas e firmes, promovendo diálogo aberto com seus liderados, sempre se mostrando flexível, porém com postura e palavra, sem que pareça intimidador demais ou vulnerável, mas sempre buscando o equilíbrio.

3 – Troque subordinados por uma equipe

Identificar talentos e valorizar as competências de cada um é fundamental para um bom líder. Assim, ele saberá exatamente com quem contar e para quem irá destinar as tarefas. Para isso, ele também deve ser cordial e carismático, incentivando ao máximo um bom ambiente de trabalho, no qual as pessoas tenham confiança para expor suas ideias. Qualidades como saber ouvir, observar e ser positivo são fatores determinantes. É bom ressaltar que tratar seus liderados com arrogância e superioridade faz com que sua equipe te veja como chefe e não como líder, a quem respeitam e se espelham.

4 – Promova a mudança no ambiente de trabalho

Em um cargo de liderança é importante estar atento às diversidades e novidades do mercado de trabalho. A busca pelo avanço e novas técnicas de trabalho é fundamental. Desafiar a equipe a pensar fora da caixa também é um fator muito importante para o crescimento de um departamento e até mesmo de uma empresa. Também deve-se estimular os liderados a trazerem novas ideias, o que acaba proporcionando um ambiente de trabalho mais sadio, criativo, espontâneo e inovador. Com isso, um bom líder deve ser flexível, sempre pronto a se adaptar ao novo e deve estar antenado no que está acontecendo ao seu redor.

5 – Tenha a comunicação como pilar do bom relacionamento

A comunicação é a base de uma liderança efetiva. Um líder deve ser um comunicador em potencial, sabendo esclarecer, orientar e direcionar os rumos a serem tomados. Deve ser informado à equipe as expectativas e objetivos a fim de alcançar bons resultados. Com isso, feedbacks também são fundamentais. A equipe tem uma certa necessidade de saber como está o desenvolvimento e desempenho de suas tarefas. É importante destacar que feedbacks devem ser construtivos e não apenas uma série de críticas generalizadas. Um bom líder sabe reconhecer os esforços de cada componente de sua equipe, valorizando os seus trabalhos. Elogiar também faz parte de uma liderança que mostra que se importa e que valoriza cada um em especial.

Se o seu objetivo é estabelecer bons líderes em sua empresa, a consultoria da Confianza é essencial para ajudar a construir um ambiente de trabalho saudável, proporcionando soluções e resultados eficientes.

Referência:

https://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-passos-para-ser-um-lider-de-sucessohttps://www.nibo.com.br/blog/15-atitudes-para-ser-um-lider-de-sucesso/https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/5-caracteristicas-de-um-bom-liderhttps://www.portaleducacao.com.br/iniciacao-profissional/artigos/71923/5-passos-para-se-tornar-um-lider-melhor

Tags:

Ligar Agora
WhatsApp Contate-nos