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5 ideias de marketing para divulgação de produtos ou serviços
  • 21/03/2024

5 ideias de marketing para divulgação de produtos ou serviços

Confira algumas dicas e estratégias para facilitar a divulgação do seu trabalho sem que isso represente um aumento significativo nos seus investimentos.

Não basta fazer um bom trabalho, é preciso divulga-lo da maneira certa e para o seu público-alvo. Muitas empresas se esquecem do quão importante é fazer um bom trabalho de publicidade e, por essa razão, ideias de marketing para divulgação são sempre benvindas.

Entretanto, nem sempre é preciso gastar muito dinheiro para alcançar mais pessoas ou fidelizar mais clientes. É um ledo engano achar que ações publicitárias grandiosas – e dispendiosas – possam proporcionar melhores resultados em qualquer circunstância. Muitas vezes, gastando menos você obtém retornos muito mais expressivos, desde que conte com o auxílio de profissionais especializados nessa tarefa.

Nesse artigo, listamos algumas ideias que podem auxiliá-lo nesse processo:

1. Fim de ano chegando? Aposte em brindes criativos

Que tal fidelizar os seus clientes dando a eles um brinde do qual eles possam se lembrar o ano todo? Calendários de mesa ou de parede e agendas são bons presentes nesse sentido. Se a ideia é cativar os clientes que você já tem, vale a pena investir um pouco em brindes como esses, de preferência personalizados.

Muitas vezes, essa solução é mais eficiente do que mandar um vinho ou um cartão no final de ano. O problema dos brindes mais genéricos é que eles não são associados diretamente com quem os enviou. Agora, os itens personalizados, se forem úteis, podem virar companheiros por um bom tempo.

2. Aposte nas redes sociais

Com o mesmo dinheiro que você gastaria para produzir e veicular spots em uma emissora de rádio, é bem provável que seja possível atingir mais pessoas usando a internet, especialmente as redes sociais. Isso não significa que o rádio seja um veículo ruim, mas em geral o custo unitário por ouvinte impactado é mais alto.

Contratar empresas especializadas para gerenciar as suas redes sociais permite que você amplie o seu alcance, mesmo com uma verba reduzida. Aposte no trabalho realizado diretamente junto a grupos do Facebook e até mesmo no WhatsApp. Essas podem ser formas mais assertivas de comunicação e com um custo muito inferior.

3. Participe de associações comerciais, sindicatos e ações beneficentes

O proprietário de uma empresa é um dos principais vetores de divulgação de uma marca ou produto. Assim, associar o nome da sua companhia com o seu trabalho é uma das maneiras mais eficientes de se colocar no mercado, permitindo que o boca a boca transforme suas ações em resultados.

Participar de associações comerciais, sindicatos, federações e conselhos é o primeiro passo para que o seu trabalho seja notado. Além disso, envolva-se com a comunidade, auxiliando projetos de ONGs com as quais você tenha afinidade. Você faz o bem ao mesmo tempo em que torna a sua marca mais conhecida e sem precisar gastar muito.

4. Crie programas de fidelidade

Muitos restaurantes adotam a ideia de que a cada dez refeições a décima primeira é grátis. Pode parecer algo muito simples, mas isso faz uma grande diferença. Na hora de decidir, muitas pessoas escolhem o local que oferece algum tipo de bonificação, ainda que ele tenha um valor mais alto. Isso porque a sensação de ganhar alguma recompensa tem um grande peso.

Procure estabelecer formas de se comunicar com os seus clientes de maneira que eles possam voltar sempre à sua loja. Seja recebendo um brinde quando atingirem um determinado valor de compras ou por meio de indicações do seu trabalho para outros clientes, valorize todo o esforço que um consumidor fizer para estar sempre próximo ao seu negócio.

5. Faça parcerias com outras empresas

Se você tem uma loja de roupas pode muito bem fazer parcerias com outro estabelecimento que venda calçados para que os seus clientes tenham mais descontos por lá. Além de ser uma oportunidade de divulgar o seu trabalho para um outro público, essa também é uma forma de oferecer benefícios aos seus clientes.

Muitas vezes, essas parcerias não geram custo para nenhuma das partes e, em troca, você tem a oportunidade de anunciar para uma clientela já formada. É como se você montasse um clube de descontos no qual os seus clientes ganham benefícios pelo simples fato de estarem sempre comprando no seu estabelecimento.