Saiba o que esperar desse ano e prepare a sua companhia para aproveitar os possíveis bons momentos econômicos.
Uma pesquisa realizada pela Deloitte com mais de 750 empresas, que juntas respondem por cerca de 26% do PIB nacional, apontou que há uma onda de otimismo na economia para 2018. Depois de passar por dois anos muito turbulentos, especialmente na esfera política, o país dá sinais de que o pior momento já passou e que 2018 será diferente.
Ainda, de acordo com a pesquisa, as empresas esperam receitas 19% maiores em 2018, com investimentos aumentando na casa dos 15,8%. Além disso, 41% das companhias entrevistas pretende ampliar o quadro de funcionários. Em contrapartida, os gestores esperam que o governo invista em reformas estruturais.
Se você também está otimista quanto ao momento econômico do Brasil em 2018, é hora de arregaçar as mangas e começar a investir. Tudo aquilo que ficou retraído nos últimos meses pode ser bem aproveitado agora, caso você siga as estratégias corretas. Listamos aqui 5 dicas para que a sua empresa possa aproveitar melhor a onda de otimismo que vem por aí:
A frase do filme “O Campo dos Sonhos” se tornou um lema para muitas startups. Em momentos de crise, investir no que quer que seja ou fazer apostas mais ousadas acaba ficando em segundo plano. Porém, passada a turbulência, é hora de reavaliar as suas ideias e dar uma chance àquelas que têm potencial de crescimento.
O primeiro passo, portanto, é destinar parte do seu planejamento para a atração de novos clientes. Eles podem vir à sua empresa por diversas razões: seja por conta dos produtos atuais que você oferece ou em razão dos novos produtos que você planeja criar. A forma, nesse caso, não importa muito. O que importa é que você precisa de uma estratégia para atrair novos clientes para o seu negócio.
Muitas empresas não se dão conta de que, em alguns casos, não é preciso fazer altos investimentos para melhorar a produtividade e, consequentemente, aumentar a lucratividade. Observar a forma como a cadeia produtiva se desenvolve e, principalmente, buscar ferramentas que possam automatizar certos processos já são soluções capazes de impactar significativamente o negócio.
Portanto, uma das dicas para se preparar para 2018 é observar cada etapa do seu processo produtivo. Analise cada item separado, evitando a visão do todo. Somente assim, avaliando cada módulo, você poderá tomar medidas criativas para ganhar mais tempo e gastar menos dinheiro na realização de certas rotinas.
Quais são os seus melhores clientes e qual é o percentual de receita pelo qual eles respondem? Se você nunca se fez essa pergunta, certamente está perdendo uma oportunidade e tanto de ampliar as possibilidades de negócios com eles. Segundo a Lei de Pareto, 80% do faturamento de uma empresa, em geral, vem de apenas 20% dos clientes.
É justamente nesses 20% que você deve concentrar um pouco mais os seus esforços. Talvez, preços mais convidativos ou condições especiais de pagamento possam fazer com que eles aumentem o volume de compras. Ou, ainda, que deem uma garantia de fidelização de compras por um período mais longo. Esses valores a receber podem virar ativos valiosos na hora de buscar um financiamento.
Qual é a maneira que você utiliza para se comunicar com os seus clientes? As suas postagens nas redes sociais agregam algum valor para os seus consumidores? É importante ter o conhecimento exato de qual é o perfil do seu público-alvo e, baseado nisso, ofertar a essas pessoas itens que possam satisfazer as suas necessidades.
Nem sempre a equação se resume a preço ou condição de pagamento. Há clientes que buscam soluções e interação acima de tudo. Por meio da produção de conteúdo próprio, sua empresa é capaz de demonstrar que se preocupa com a maneira como os clientes utilizam os seus produtos, dando dicas para que eles possam tirar melhor proveito das compras.
Algumas empresas preferem adotar a estratégia de pagar salários mais baixos e contratar um maior número de funcionários. Outras, no entanto, apostam em salários maiores, com empregados mais qualificados. Independente da sua escolha, o foco deve estar na produtividade, sem que haja perda de qualidade.
Para isso. será preciso encontrar um equilíbrio. Não se trata de colocar metas irrealistas para os seus colaboradores achando que isso vai funcionar. É preciso entender que, muitas vezes, melhores ideias e mais produtividades são possíveis apenas com mais experiência, o que tem um custo maior. Não existe milagre. Por isso, busque o equilíbrio em suas equipes, não sendo nem um benfeitor e nem um carrasco.