Confianza Consultoria
2018 tem crescimento à vista: veja como preparar a sua empresa
  • 21/03/2024

2018 tem crescimento à vista: veja como preparar a sua empresa

Cenário para o próximo ano é de bastante otimismo e sua empresa pode tirar proveito de uma possível retomada no crescimento.

O ano de 2017 não foi dos mais fáceis para os empresários brasileiros. Depois de sucessivas quedas, os últimos doze meses marcaram uma tímida retomada na economia o que nos fez “deixar de sangrar” para que a casa pudesse ser colocada em ordem. Somado a isso, as Reformas Trabalhista e da Previdência, em pauta no Congresso Nacional, seguem alimentando o otimismo dos empresários.

Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), para 2018 a expectativa é que o PIB da indústria cresça cerca de 3,4% em 2018 enquanto os serviços devem crescer 2,2%. A agropecuária, um dos segmentos mais importantes do país, deve apresentar crescimento de 3,5%. Se as projeções estiverem certas, é hora de pensar em como preparar a sua empresa para 2018.

Se por um lado um crescimento econômico estimula a volta dos consumidores ao mercado, por outro ele também acirra a concorrência entre as empresas: quem passou pela crise está disposto a investir para conquistar novos mercados e, portanto, deixar a onda de otimismo passar sem acompanhá-la pode ser fatal para o seu negócio.

Prepare os seus colaboradores

A volta dos consumidores às lojas depois de um bom tempo reticente, fará com que muitos cheguem até você com um pensamento mais consciente em relação às compras. Frequentemente, em períodos de crise, os consumidores se tornam mais exigentes e pesquisam mais antes de comprar qualquer tipo de produto.

É nesse momento que os seus colaboradores precisam estar prontos para suprir essa demanda. Quanto mais preparados forem os seus empregados, no sentido de que possam esclarecer dúvidas ou sugerir os produtos que darão mais resultados, melhor será a percepção do consumidor sobre o seu negócio. A retomada do crescimento é, portanto, uma oportunidade única de fidelizar novos clientes.

Prepare também a sua loja

Seja uma loja física ou virtual, o fato é que a casa deve estar sempre em ordem para receber os seus consumidores. No caso de uma loja física, por exemplo, é preciso que os clientes tenham espaço para circular entre as mercadorias, que possam ver e tirar dúvidas sobre os produtos e, se possível, que possam testar e tirar as suas próprias conclusões sobre eles.

Já no caso de uma loja virtual, outros fatores devem ser considerados. A velocidade de navegação entre as páginas, a estabilidade do servidor para suprir um eventual aumento de demanda, a fácil localização dos itens no passo a passo do fechamento de uma compra, além da segurança nas transações são itens fundamentais a serem trabalhados.

Análise de dados cada vez mais presente

Vivemos em uma era onde nunca de gerou tantos dados de uma só vez como agora. A maior dificuldade que algumas empresas enfrentam, porém, é a de como analisar esses dados de forma que eles possam ser úteis na tomada de decisão. Nesse cenário, entram em cena as ferramentas de automatização e de inteligência artificial.

As primeiras permitem que tarefas rotineiras sejam feitas de forma mais rápida e ocupem menos profissionais. Além disso, os dados obtidos nesse processo podem ser cruzados com muitos outros de forma a se criar modelos preditivos de comportamento. Nesse caso, a inteligência artificial pode ajudar você a antever tendências e a se preparar de forma mais eficiente para atender as demandas.

Esteja onde o cliente está

Diversificar é palavra de ordem para os seus investimentos. E isso diz respeito também à forma de atendimento aos clientes. Esqueça ideias pré-concebidas que resultem em conceitos como “mas eu sempre fiz assim e funcionou”. O mundo se tornou muita mais dinâmico e a estratégia que funciona em um mês pode não funcionar em outro.

Hoje, é cada vez maior o número de empresas que vão em busca dos clientes onde quer que eles estejam. As redes sociais, por exemplo, são uma ótima ferramenta de conversão de leads para o seu site, mas por que não pensar nelas como a plataforma completa para a execução de uma venda? Há muitas possibilidades a serem exploradas.

Falando uma mesma língua

Note os itens que abordamos até aqui. Falamos da importância de preparar os seus colaboradores, de preparar a sua loja, de automatizar processos e analisar dados e de ir em busca do cliente onde quer que ele esteja. Todas essas ações requerem uma coisa em comum: proatividade. Esperar que o cliente venha é algo cada vez mais distante da realidade.

Para sair em busca dos clientes é preciso conhecer os caminhos. E, mais do que isso, é preciso se mostrar como alguém capaz de guiá-lo em meio às dúvidas que surgem no meio do caminho. Sendo assim, use os primeiros meses do ano para investir em treinamento, em estratégia e em novas tecnologias.

O velho ditado que diz que “com crise se cresce” não existe por acaso. Aqueles que saírem dela mais bem preparados certamente tomarão a dianteira com muito mais facilidade.