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O que é qualidade em serviços?
  • 21/03/2024

O que é qualidade em serviços?

A qualidade em serviços oferecidos por uma empresa é essencial para manter seus clientes, criar seu nome no mercado e oferecer um serviço diferenciado.

O que é qualidade em serviços?

Publicado em: 06/12/2017

A QUALIDADE EM SERVIÇOS OFERECIDOS POR UMA EMPRESA É ESSENCIAL PARA MANTER SEUS CLIENTES, CRIAR SEU NOME NO MERCADO E OFERECER UM SERVIÇO DIFERENCIADO.

Um serviço nada mais é do que as atividades realizadas por uma empresa para resolver um problema prospectado pelos clientes. Sendo assim, a qualidade em serviços é compreendida como o grau em que as expectativas dos clientes são correspondidas.

A implantação de um método de Gestão da Qualidade dos Serviços prestados sempre deve ser pensada, já que os serviços podem variar muito de cliente para cliente e os níveis de satisfação estão totalmente ligados às expectativas pré-estabelecidas.

Foco no cliente

qualidade do serviço sempre deve ser trabalhada de acordo com as percepções dos clientes, pois são eles que a avaliam. Por isso, a empresa precisa criar ou utilizar métodos que identifiquem as necessidades pré-estabelecidas de seus clientes e, principalmente, descobrir quem são eles, o que fazem, como vivem e qual seu perfil, viabilizando um direcionamento mais assertivo do seu serviço.

É importante destacar que a maneira como os seus clientes aceitarão erros e falhas mostra o grau de relacionamento criado com eles. Se o seu serviço for realmente bom, e o atendimento se mostre compreensivo, os clientes terão boas lembranças de sua empresa. Assim, você nunca deve se preocupar apenas com a adição de novos clientes, mas deve também se preocupar com o pós-venda do seu serviço.

Trabalhe melhorias com a sua atual carteira de clientes

Atuar de forma incisiva na manutenção da própria carteira de clientes pode ser muito mais vantajoso do que trabalhar apenas na prospecção de novos consumidores, visto que manter o cliente satisfeito gera um sentimento positivo nele — o que fará com que ele indique o seu serviço para seus contatos, tornando a sua empresa cada dia mais destacada no mercado.

4 principais elementos da qualidade de um serviço

  1. Rapidez na resposta: as perguntas dos clientes devem ser sempre sanadas, de preferência, o mais rápido possível. Em tempos de internet, os consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam resposta no mesmo dia
  2. Entender as necessidades do cliente com cortesia: o atendimento deve entender as necessidades do cliente e ser sempre gentil e solícito, utilizando uma linguagem que faça ele se identificar com você
  3. Comunicação: a comunicação com o cliente deve ser clara e objetiva, facilitando a prestação do serviço. Isso muitas vezes exige paciência, uma vez que sua empresa tem que ter certeza que o cliente entendeu o que foi comunicado
  4. Competência e credibilidade: fazer com que o cliente acredite em seus serviços e naquilo que você está propondo é fundamental. Mostre também que você é um exímio conhecedor do serviço prestado

Todos os elementos citados expressam pontos essenciais para o crescimento de sua empresa. Para medir a qualidade do seu serviço, aposte em pesquisas de qualidade diretamente com os seus clientes.

Essa é umas das melhores maneiras de identificar tanto as suas necessidades, como as deles. Além disso, eles sentirão que a sua empresa se preocupa com o que eles pensam e que você valoriza as suas opiniões, gerando novas possibilidades de negócio e melhorias para os serviços já prestados.

Dicas para um serviço eficaz

  • Nunca deixe de atender um cliente, mesmo sabendo que a chance de não haver negócio seja alta
  • Saiba entender o que o cliente espera do seu serviço e faça um planejamento baseado nisso
  • Não se preocupe apenas com o preço final do serviço. Às vezes, o cliente não se preocupa tanto com o preço, mas sim com a qualidade e com os resultados
  • Sempre supere as expectativas

A qualidade não está relacionada apenas com o serviço em si, mas também com a gestão empresarial e a atuação com os clientes e com o mercado. Por isso, uma consultoria pode ser fundamental para que a qualidade de seu serviço melhore, agradando cada dia mais aos clientes e prospectando novos, de forma mais organizada e eficaz.

Fonte(s): AdministradoresBlog da Qualidade e Itelliplan