A qualidade em serviços oferecidos por uma empresa é essencial para manter seus clientes, criar seu nome no mercado e oferecer um serviço diferenciado.
O que é qualidade em serviços?
Publicado em: 06/12/2017
A QUALIDADE EM SERVIÇOS OFERECIDOS POR UMA EMPRESA É ESSENCIAL PARA MANTER SEUS CLIENTES, CRIAR SEU NOME NO MERCADO E OFERECER UM SERVIÇO DIFERENCIADO.
Um serviço nada mais é do que as atividades realizadas por uma empresa para resolver um problema prospectado pelos clientes. Sendo assim, a qualidade em serviços é compreendida como o grau em que as expectativas dos clientes são correspondidas.
A implantação de um método de Gestão da Qualidade dos Serviços prestados sempre deve ser pensada, já que os serviços podem variar muito de cliente para cliente e os níveis de satisfação estão totalmente ligados às expectativas pré-estabelecidas.
Foco no cliente
A qualidade do serviço sempre deve ser trabalhada de acordo com as percepções dos clientes, pois são eles que a avaliam. Por isso, a empresa precisa criar ou utilizar métodos que identifiquem as necessidades pré-estabelecidas de seus clientes e, principalmente, descobrir quem são eles, o que fazem, como vivem e qual seu perfil, viabilizando um direcionamento mais assertivo do seu serviço.
É importante destacar que a maneira como os seus clientes aceitarão erros e falhas mostra o grau de relacionamento criado com eles. Se o seu serviço for realmente bom, e o atendimento se mostre compreensivo, os clientes terão boas lembranças de sua empresa. Assim, você nunca deve se preocupar apenas com a adição de novos clientes, mas deve também se preocupar com o pós-venda do seu serviço.
Trabalhe melhorias com a sua atual carteira de clientes
Atuar de forma incisiva na manutenção da própria carteira de clientes pode ser muito mais vantajoso do que trabalhar apenas na prospecção de novos consumidores, visto que manter o cliente satisfeito gera um sentimento positivo nele — o que fará com que ele indique o seu serviço para seus contatos, tornando a sua empresa cada dia mais destacada no mercado.
4 principais elementos da qualidade de um serviço
Todos os elementos citados expressam pontos essenciais para o crescimento de sua empresa. Para medir a qualidade do seu serviço, aposte em pesquisas de qualidade diretamente com os seus clientes.
Essa é umas das melhores maneiras de identificar tanto as suas necessidades, como as deles. Além disso, eles sentirão que a sua empresa se preocupa com o que eles pensam e que você valoriza as suas opiniões, gerando novas possibilidades de negócio e melhorias para os serviços já prestados.
Dicas para um serviço eficaz
A qualidade não está relacionada apenas com o serviço em si, mas também com a gestão empresarial e a atuação com os clientes e com o mercado. Por isso, uma consultoria pode ser fundamental para que a qualidade de seu serviço melhore, agradando cada dia mais aos clientes e prospectando novos, de forma mais organizada e eficaz.
Fonte(s): Administradores, Blog da Qualidade e Itelliplan